sexta-feira, 18 de maio de 2018

AMIGUINHO IMAGINÁRIO


AMIGUINHO IMAGINÁRIO
Denize Vicente – Rio de Janeiro/RJ

A gente é criança, ainda, quando aparece o "amiguinho imaginário".
E a gente conversa com ele, ele tem nome, é quem acompanha a gente na hora de dormir e quando a gente acorda, companheiro de brincadeiras, e com ele a gente bate altos papos! Porque o amiguinho imaginário é imaginário pros outros; pra gente ele é real, tão real quanto o papai e a mamãe.


Quando crescem, as pessoas ficam "adultas".
Isso parece que as impede de alimentar a imaginação. Como se imaginação fosse coisa de criança e adultos fossem a parte séria da vida!

Proibidos, muitas vezes por si mesmos, de embarcar no fantástico mundo da imaginação, os adultos, que são mesmo crianças grandes, deixam de lado as atividades lúdicas e se limitam a viver uma vida de seriedade, responsabilidades, reclamações, compromissos, contas a pagar, problemas a resolver, regras a obedecer, e, acredite, assumem uma vida de neuroses. E se esquecem de brincar. Adultos se esquecem de usar a imaginação, de rir de si mesmos, de chutar o pau da barraca e cair na gargalhada quando machucam o pé. Esquecem como se nunca houvessem aprendido.

Gosto de ser criança. De rir até perder o controle, como sábado passado, quando estávamos sentadas num mesmo banco eu, minha irmã e minha prima Cibele, e eu tive um acesso de riso. E ri de chorar. E as outras duas começaram a rir também. Sem nem saber por que. Rir é contagiante!

Quando a gente é uma espécie de adulto que não deixou a criancice de lado, a gente, além de ter acessos de risos, gosta de fingir que uma coisa é outra, só por diversão; gosta de implicar, de dar susto, ser meio maluco beleza, gosta de contar histórias e de inventar verdades (Clarice Lispector escreveu num livro que eu tenho aqui em casa - Legião estrangeira [“Os desastres de Sofia”], a seguinte confissão: "Naquele tempo eu pensava que tudo o que se inventa é mentira...".).

Eu ficaria aqui listando tantas outras criancices legais que a gente tem pra viver, mas você tem mais coisas pra fazer e não quero tomar seu tempo por muito mais tempo... Mas é esse tipo de coisas que faz de um adulto um ser mais humano, resgata a criatividade, dá leveza, relaxa, incita à alegria, recupera o inevitável encantamento próprio das crianças. A criancice é a salvação dos adultos. Isso é o agir da vida interior. É praticar a alegria de viver. Por mais que viver possa doer...

Meu convite, hoje, é pra você recuperar um pouco da criança que talvez esteja perdida ou escondida dentro de você. Um convite pra você experimentar uma coisa meio louca, pra um adulto... voltar aos tempos dos amiguinhos imaginários. Conversar com alguém que ninguém vê, mas que você sabe que existe e que pode ser real pra você. Experimente Jesus. Converse com Ele. Essa experiência pode lhe surpreender!


Não se aflijam com nada; em vez disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-lhe. Se fizerem isto, vocês experimentarão que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, conservará a mente e o coração de vocês em Cristo Jesus.


3 comentários:

  1. Lindo ! Amei ... Me senti a própria ... Uma criança grande! Tão bom seria se todos conseguíssemos cultivar essa criança interior que tem crises de riso, acha graça de tudo ...e dorme conversando c Jesus! Que Delícia! A capacidade de lidar c a imaginação é o q alivia as durezas da vida e nos fortalece p lidarmos c a dor! Parabêns pelo texto! Falou em Amigo Imaginário já me interessou ... Hahaha!

    ResponderExcluir
  2. Seu nome já diz tudo!! Sonhar é viver!
    Que a gente viva assim, bem criança, bem leve, sonhando, rindo quando quebra a cara e fazendo festinha quando conquista pequenas ou grandes vitórias. E durante o dia todo conversa com o Pai, cheia de confiança!!!

    ResponderExcluir

O que você acha?