sábado, 21 de abril de 2018

NADA A PERDER


NADA A PERDER
Jackson Valoni – Angra dos Reis/RJ


Angra dos Reis é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Ela é revestida por 365 ilhas; possui praias que conseguem deixar qualquer um com um sorriso no rosto; é título de música da Legião Urbana; possui as únicas Usinas Nucleares do Brasil; é a cidade escolhida para as instalações do prestigiado Colégio Naval e do maior estaleiro de reparos navais da América Latina.

É uma cidade que tem tudo pra dar certo.

Bairro de Praia Brava. Foto: Vinicius Barreto.

Os primeiros meses de 2018 não foram bons pra Angra. Bandidos destruíram os bancos de um bairro, invadiram os Correios de outro bairro, ordenaram aos pastores que encerrassem os cultos de suas igrejas mais cedo; aumentaram os assaltos de carro, as trocas de tiros entre facções criminosas se tornaram mais intensas e no início do mês de abril uma embarcação, chamada “Misteriosa”, foi encontrada à deriva no mar da região - vazia, com os pertences do capitão retirados e o barco revirado.

Correios do bairro Parque Mambucaba.
Têm circulado mensagens de WhatsApp, na região, que só aumentam a tensão dos moradores da cidade. Há um verdadeiro clima de terrorismo com fotos de criminosos armados em lugares conhecidos, áudios alertando sobre possíveis invasões em determinados bairros, vídeos de execuções a mando de traficantes.

Eu moro em Angra dos Reis, e apesar da violência que se atreveu a dar as caras por aqui, é um lugar que ainda possui mais segurança do que as grandes cidades. Apesar do terrorismo, há lugar pior. 

A violência e o medo ganham terreno fácil. A ação cruel dos marginais aumenta a impotência da população e a coragem dos criminosos. 

Quando vou à cidade do Rio de Janeiro, tenho andado desconfiado com todos, não exponho meu celular, evito mexer na carteira, e de vez em quando reparo em quem está a minha volta. 

Ninguém foi feito pra viver com medo e isso, o medo, é um ótimo argumento para provar que não fomos criados para um mundo como este, desordenado e violento, mas para outro, calmo e harmônico.

Ainda que nossos olhos e ouvidos se cauterizem diante das cenas de dor, não é natural que o ser humano conviva com a violência e esteja indiferente a ela, como num desses vídeos que nos mostram os sofrimentos da guerra no Oriente e que nos causam um desconforto apenas momentâneo. Isso não é normal. 

Eu creio em Deus. Creio também que Ele é o Deus da paz, capaz de encerrar a dor. A vida não termina aqui, porque Ele prometeu que irá nos levar para um lugar que possui a personalidade dEle: PAZ.

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." Filipenses 4:6-7

Que o Deus da paz retire seu medo. Ele pode. Você não tem nada a perder.

2 comentários:

O que você acha?