quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

NAS ONDAS DE NAZARÉ


NAS ONDAS DE NAZARÉ
Filipe Souza – Florianópolis – SC

Situado na costa oeste de Portugal o canhão de Nazaré é um desfiladeiro submarino que propicia a formação de ondas gigantes. A localidade entrou de vez na rota do surfe a partir de novembro de 2011 quando Garrett McNamara surfou uma onda de 23,8 metros, entrando para o livro dos recordes como a maior onda já surfada. Devido a isso, muitas pessoas se aglomeram nas laterais do Forte de São Miguel do Arcanjo, também conhecido como Forte de Nazaré, para testemunhar a coragem dos destemidos surfistas que se aventuram por lá.






No dia 17 de janeiro de 2018 após checar a previsão de ondas, eu e meus pais rumamos para Nazaré para conhecer as tais ondas. Nesse mesmo dia o português Hugo Vau, de 36 anos, realizou um enorme feito ao surfar uma onda que teria 35 metros de altura, denominada Big Mama, onda que só aparece quando o mar está muito grande. A façanha é resultado de um longo e persistente trabalho. Quando perguntado se o seu feito havia sido questão de sorte ou de muito trabalho ele respondeu: “Ando à espera que aconteça desde há dez anos [risos]. Foi o resultado de muita persistência e de um trabalho de equipa que já vai com uma década. A Nazaré é um sítio muito específico onde um surfista sozinho não consegue fazer nada. Tem de ter uma equipa por trás para gozar esta aventura de forma segura e divertida. Nós passámos três horas e meia na água, sempre a tentar encontrar uma única onda na Praia do Norte. Estava muito, muito vento. As condições eram realmente adversas e já era final de tarde. Mas nós não desistimos e acabámos por ser recompensados.[1]


Aproximadamente dois mil anos atrás Jesus, também conhecido como nazareno, mas de outra Nazaré, avisou a Pedro, seu seguidor e amigo, que ele o desapontaria: “Mas Jesus lhe disse: — Eu afirmo a você que isto é verdade: nesta mesma noite, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.. Pedro não imaginava que seria capaz de abandonar seu melhor amigo, mas assim que Jesus foi preso ele começou a praguejar e a jurar “não conheço tal homem”. Logo em seguida o galo cantou fazendo Pedro se lembrar das palavras do Mestre.

Ao analisarmos os fatos que antecederam o fracasso de Pedro percebemos que ele negligenciou os momentos de preparo para que pudesse enfrentar aquele desafio com sucesso... Enquanto Jesus suava gotas de sangue, ao antever os sofrimentos do Calvário, pediu aos discípulos que vigiassem com Ele; entretanto, Pedro e os demais acabam dormindo. Ao retornar, Jesus diz a Pedro: “Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”.

Assim, percebemos que nossas vitórias ou fracassos são determinados muito antes de encararmos os desafios, pela maneira como nos preparamos para enfrentá-los.

Algumas oportunidades são como as ondas de Nazaré, aparecem a cada dez anos, ou apenas uma vez na vida. Às vezes ainda nos sentimos esmagados pelo tamanho das ondas, mas não estamos sozinhos. Jesus deseja fazer parte da nossa equipe e promete: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.

Você pode convidá-lo para ser o responsável pela sua condução e resgate nos mares turbulentos da vida... Não desista mesmo em condições adversas; Ele promete conduzir você à vitória!

Boas ondas pra você!

__________________________

Referência/Fonte:

[1] Hugo Vau surfou a maior onda da Nazaré. Disponível em: http://observador.pt/especiais/hugo-vau-surfou-a-maior-onda-da-nazare-e-como-ser-perseguido-por-uma-avalanche/ - acessado em 20.02.2018.



7 comentários:

  1. Eu desejo aproveitar esta onda.
    Que eu, minha família, irmãos e amigos possam aproveitar também.
    Ao pegar a onda do homem de Nazaré, seremos campeões do maior evento da história desta terra, a volta do Senhor Jesus.
    Pegue você está onda também!
    Parabéns Fellipe por esse texto maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso, grande reflexão!
    Parabéns primo Filipe que Deus o continue inspirando a escrever textos tao significativos como este.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei imaginando a emoção de estar ali, no palco do livro dos recordes, no mesmo dia do grande feito. Mas confesso que também fiquei pensando na melhor rabanada do mundo, lá do Café Majestic... :)))

    "Algumas oportunidades são como as ondas de Nazaré, aparecem a cada dez anos, ou apenas uma vez na vida." Quero surfar nas melhores ondas; mas se alguma delas me derrubar é bom saber que ficar em pé é um trabalho de equipe e que o Coordenador me diz: “Eu estou com você todos os dias, até o fim dos tempos”.

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Linda mensagem e muito pertinente!Deus o abençoe copiosamente!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom texto. Deus continue te abençoando e inspirando.

    ResponderExcluir

O que você acha?