sexta-feira, 15 de setembro de 2017

VENTO QUE VENTA LÁ VENTA CÁ


VENTO QUE VENTA LÁ VENTA CÁ
Denize Vicente – Cidade Maravilhosa/RJ


A felicidade é como a pluma 
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar


Dia desses eu fui à praia. O céu estava lindo. Azulíssimo, nenhuma nuvem. O sol não esquentava muito porque corria uma brisa. Por curiosidade, fui consultar a Meteorologia pra ver a temperatura local. Minha surpresa: 22ºC e vento a 18 km/h. Não era brisa. Era vento mesmo. Consequência imediata: senti frio e voltei pra casa mais cedo. (Tá tudo na cabeça, né? Rs)


Quando percebi que havia vento e não apenas uma brisa suave, eu me lembrei dessa música de Vinicius e Tom Jobim, “A Felicidade”. O poeta traduz em versos o que a gente já sabe: felicidade, nesta vida, não é bem durável. Aqui, pra que se prolongue a felicidade, precisamos de vento sem parar.

Tá ventando aí na sua vida?

Conta-se a história de um cara chamado Nicodemos. Ele viveu nos tempos de Jesus Cristo e era líder dos judeus. E acontece que uma noite, assim bem na calada da noite, ele foi procurar o Mestre dos judeus, Jesus. A certa altura da conversa entre eles, o Mestre disse assim: “Assim como você pode ouvir o vento, mas não pode dizer de onde ele vem ou para onde vai depois, assim é com o Espírito.” (João 3:8 - NTLH).

Mesmo sendo um famoso professor do povo de Israel, Nicodemos não entendeu nadica de nada, e Jesus, pacientemente, explicou pra ele – e você pode ler a explicação AQUI.

Sabe, a gente não conhece o caminho do vento; o vento sopra onde quer e a gente não sabe de onde ele vem nem para onde vai; mesmo assim ele é capaz de fazer maravilhas, como, por exemplo, manter uma pluma no ar, a felicidade viva, como diz a música do Tom e do Vinicius.

E tão misterioso quanto o caminho do vento é o jeito como Deus age na vida das pessoas, quando elas se deixam levar por Ele. O Espírito de Deus é capaz de fazer um homem “nascer de novo, mesmo sendo velho” (João 3:4) – o que, vamos combinar, é uma “obra” impossível de se compreender.

Nascer de novo é se tornar uma nova pessoa, é ver nascer uma flor num solo que era seco, árido. Não dá pra entender...

É como andar e em volta de si carregar uma luz, de modo que qualquer um que passe por perto ou de longe possa ver as belíssimas obras, inexplicáveis também, realizadas por intermédio de Deus (João 3:21).

Depois que o vento sopra, aquele que praticava o mal, odiava a luz e nem chegava perto dela com medo de que suas obras más aparecessem, agora é praticamente um farol!

“Vento que venta lá venta cá”, é o ditado popular, o que significa que pode ventar aí na sua vida. Eu até diria, pra resumir este texto: vento é vida!

A gente desconhece o caminho dos ventos e raramente compreende as obras de Deus... mas se até a felicidade depende de um vento sem parar, que diremos eu e você?

Venta, vento! Venta!


_____________________________

Referência:

A Felicidade – Tom Jobim e Vinicius de Moraes – disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BLtLNGKDPz8 – acessado em 14.09.2017.

Um comentário:

O que você acha?