sexta-feira, 31 de março de 2017

EXPERIMENTE SEM PRECONCEITOS


EXPERIMENTE SEM PRECONCEITOS
(UM TEXTO E UMA LISTA DE CONSULTA)
Denize Vicente – Cidade Maravilhosa/RJ


“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
 
Paulo diz na carta que escreveu aos romanos que se você tem o dom de ensinar deve ensinar com dedicação (Romanos 12:7). Isso traz felicidade e agrada a Deus que é a fonte, o princípio da sabedoria. Se você acha que não tem o dom, peça que Deus o ajude. Porque transmitir para outros o que se sabe traz felicidade.

Todos os dias eu devo aprender alguma coisa, e aprendi isso com Leo Buscaglia - clique AQUI se quiser ler essa história

E então eu penso: se todos os dias eu devo aprender uma coisa nova, e se o conhecimento que eu divido com os outros se multiplica, não diminui o meu saber, e ainda me faz feliz, o que me impede de transferir o que sei?  Quer saber? Eu digo. Preguiça. Preguiça de aprender, preguiça de ensinar... Egoísmo é outra resposta possível. Medo também. E assim as pessoas vão entrando num processo de “hibernação intelectual” - você não aprende, não ensina, nem retém nem compartilha...


Isso faz com que você fique pequenininho; isso não faz ninguém crescer. Isso é de uma infelicidade!

O outro ponto: o que me leva a ensinar sem aprender o que ensino? (Romanos 2:21)

O trecho do poema de Cora Coralina, que usei no começo deste texto, diz que é feliz quem aprende o que ensina, mas o que a gente cansa de ver, hoje em dia, é o “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço” – ou pior: “faça o que eu digo mas não diga o que eu faço”... Não se trata apenas de adquirir conhecimento; mais que aprender a gente precisa apreender; e enquanto alguém compartilha conhecimento, ensina o que sabe e aprende o que ensina, descobre a felicidade. Bingo!

Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe.” (Provérbios 19:27)

Sabe, a maioria de nós anda em busca da felicidade como se houvesse lá perto do final da estrada uma plaquinha indicando que tá quase chegando. Tipo: FELICIDADE – 2KM.


A maioria pensa na felicidade como um destino. Não é. É um caminho. Um caminho que vai se abrindo, uma estrada que vai se enfeitando, ficando linda, até tornar-se plena.

Alguns de nós não acreditam que os conselhos bíblicos são para a felicidade e são pra valer... A Bíblia tá cheia de instruções simples e dicas de como levar uma vida leve e ser feliz, mas achamos tão tolo tudo isso, pensamos que são pueris ou caretas demais as descrições, e as desprezamos. Mas experimente. Experimente sem preconceitos. Essa tal felicidade existe mesmo!



O post de hoje acabou. Daqui pra baixo é só uma listinha de consulta. Uma coleção de instruções que você pode ler quando estiver a fim de experimentar essa coisa de ser feliz. ;)


Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas...

Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade!

Desprezar os outros é pecado, mas aquele que faz o bem aos pobres é feliz.

Feliz aquele que tem pena dos outros e empresta generosamente e que dirige os seus negócios com honestidade!

Um país sem a orientação de Deus é um país sem ordem. Quem guarda a lei de Deus é feliz.

Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no Senhor será feliz.

Quem teme o Senhor terá uma vida longa, feliz e tranquila.

Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele!

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.

Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer.

E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim!

E felizes são as pessoas que não duvidam de mim!

Felizes são aqueles que vivem uma vida correta, aqueles que sempre fazem o que é certo!

Ó Senhor Deus, felizes são aqueles que tu ensinas, aqueles a quem ensinas a tua lei!

Mas Jesus respondeu: — Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.

Felizes são aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldades!

Felizes são as pessoas honestas, pois tudo dará certo para elas, e elas ficarão satisfeitas com aquilo que ganharem com o seu trabalho!

— Você creu porque me viu? — disse Jesus. — Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!

Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!

“Escutem! Eu venho como um ladrão. Feliz aquele que vigia e toma conta da sua roupa, a fim de não andar nu e não ficar envergonhado em público!”

Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro! Pois está perto o tempo em que todas essas coisas acontecerão.


__________________________________

Referência:

Trecho do poema Exaltação de Aninha (O Professor) de Cora Coralina, in: Vintém de cobre: meias confissões de Aninha, 9. ed., São Paulo: Global, 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?