sexta-feira, 10 de março de 2017

A MAÇÃ E A GENTE - LEI DE NEWTON


A MAÇÃ E A GENTE - LEI DE NEWTON
Denize Vicente – Cidade Maravilhosa / RJ 

Hoje nosso papo não será longo. Prometi ao JOBS* que tentaria escrever menos e ele me deu a dica: quando estiver ficando bom... você para. Tenho lá minhas dúvidas sobre o momento em que “fica bom”. Bom pra quem, João? Não ficou muito claro... E você já tá pensando aí: Carácolis! Ela quer ser sucinta e já gastou meia dúzia de linhas antes de dizer a que veio, nesta sexta. Francamente! 

O certo é que hoje eu só queria mesmo que você pensasse um pouco (e pra isso bastam dois minutinhos) e fizesse, mentalmente, um resumo da sua rotina diária; lembrasse as coisas que, “religiosamente”, você faz todos os dias. Recapitule, aí, na sua cabecinha, o roteiro do seu dia. 

É sério! Não continue a ler antes de fazer isso.


Muito bem; agora que listou suas atividades de rotina, pense em quantas delas você faz em benefício de alguém que não seja você mesmo ou de alguém que não seja da sua família. Coisas gentis, que não tenham a ver com suas obrigações profissionais, nem de pai, mãe, marido, esposa, filho...

 Contabilizou?
 
 
]
Pra terminar, eu só peço mais uma coisa. Eu não sei onde você está neste momento. Talvez haja alguém ao seu lado, agora; talvez, se olhar da janela, você consiga ver pessoas; se pensar um pouquinho talvez possa se lembrar de alguém que vai ver na saída pro almoço ou no caminho de volta pra casa...

E eu só queria pedir mais isso: seja gentil com alguém. Não só hoje; mas todos os dias. Habitue-se a fazer pelo menos uma gentileza todos os dias. Descubra como é feliz aquele que dá; muito mais do que aquele que recebe.

Nas aulas de Física você aprendeu que um corpo em repouso tende a permanecer em repouso e que os corpos em movimento tendem a permanecer em movimento - uma lei que vale para os seres humanos tanto quanto para as maçãs que caíram da macieira enquanto Newton estava lendo seu livro! 

Aliás, a terceira lei de Newton diz que as forças atuam sempre em pares e que para toda força de ação existe uma força de reação...

Seja gentil todos os dias. Ação.
Faremos um mundo melhor. Reação.


“Há maior felicidade em dar do que em receber."
(Atos 20:35)

“Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.”.
(Lucas 6:31)

“Não retenhas o bem de quem o merece, estando na tua mão
poder fazê-lo.”
(Provérbios 3:27)

“Mostrai bondade e misericórdia cada um a seu irmão.”
(Zacarias 7:9)

“Não vos esqueçais da hospitalidade, pois por ela alguns, sem o saber, hospedaram anjos.”
(Hebreus 13:2)







“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” (Provérbios 11:25)


________________________


* JOBS - João Octávio Barbosa da Silva, nosso colunista das quartas-feiras que nos bastidores da Redação anda tirando onda de que agora escreve pouco, só pra me deixar sozinha na galeria dos colunistas de textão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?