terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

CARIOCA DA GEMA, SIM SENHOR!


CARIOCA DA GEMA, SIM SENHOR!
Airton Sousa - Direto de FLORIANÓPOLIS Paciência/Rio de Janeiro/RJ

Dos meus tempos de morador de São Paulo, eu lembro que a primeira reação que as pessoas tinham quando reparavam no meu sotaque era me chamar de “carioca”, mesmo eu não tendo nascido no Rio de Janeiro - mas elas não sabiam disso. Eu sempre fiz questão de me mostrar “um carioca legitimo fora da sua cidade”. Assim, meu sotaque era mais chiado que o de costume, meus “S” tinham mais som de “X” do que mesmo a maioria dos próprios cariocas que moravam lá também. Eu fazia questão de ser carioca, de falar do “Mengo” e ressaltar as belezas da cidade. A paulistada correspondia e me chamava de “carioca”.

Até o dia em que fui morar em Campo Grande, ali pelos lados de Santo Amaro, na zona sul, e conheci o Paulinho, hoje meu grande amigo. Quando fui apresentado como “carioca”, ele me olhou de cima a baixo e disse:

- Você é carioca, com essa cara de “Joãozinho Trinta”? Nunca!

Tremi. Meu segredo estava para ser descoberto... Naqueles anos todos de sampa nunca ninguém havia contestado a legitimidade da minha carioquice. Esse era um segredo que eu guardava a sete chaves. Meus documentos todos nunca ficavam visíveis. Eu fazia muita questão de ser carioca e de ser reconhecido como tal.

- Ah, eu sou carioca, sim; sou filho de nordestinos, mas nasci no Rio. Sou carioca da gema.

Que grande bobagem!

O segredo foi descoberto, numa bela manhã de domingo. Enquanto eu estava no banho, um amigo entrou lá em casa. E enquanto me aguardava, na sala... Eu havia esquecido os meus documentos na mesinha e quando saí do banheiro o amigo estava com minha carteira de identidade nas mãos e me disse:

- Quer dizer que você nasceu em Caxias, no estado do Maranhão... e esse tempo todo “pagando” de carioca... Você é uma fraude mesmo.

Bem, se alguém ainda tinha dúvidas... não há mais. Eu não sou carioca, e embora tenha vivido aqui no Rio desde os meus primeiros anos de vida, embora tenha mania de ir ao shopping de Havaianas e regata, embora tenha todos os costumes, o que vale é o que consta na minha Certidão de Nascimento e na Carteira de Identidade. E o que consta é que eu nasci em Caxias-MA. Foi o fim de uma era...

- Amigão, que fraude! E essa cara de Marlene Matos nunca me enganou!


O convite de hoje é para sermos novas criaturas, adquirindo uma identidade que nos torna incorruptíveis, filhos de Deus. O chamado é para sermos renovados na cruz de Cristo. Isso é tudo que temos para hoje. E é lindo demais! É uma nova chance de recomeço.


”Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele”. Efésios 4:22-24

Graças a Deus eu entendi que a única identidade que vale é aquela para a qual Deus nos chamou.

E assim começamos uma nova temporada. Novos caminhos, nova vida, novos dias, nova identidade.

“Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas.” II Coríntios 5:17

E nunca esqueça, meu amigo, quem define você não é a sua velha identidade comida pelo tempo, não é o lugar de onde você veio nem para onde você vai. Quem o define não é o caráter torto, sua personalidade distorcida, seus traços mal riscados. Quem define você é a Graça de Deus. E isso basta para começar um ano novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?