domingo, 27 de novembro de 2016

PREVENÇÃO

PREVENÇÃO
Por Pamela Henriques Moreira

Gosto bastante de cozinhar (eu disse que gosto e não que sou muito boa nisso. rs), mas confesso ser um pouco estabanada - derrubo os talheres, a comida, queimo uma coisa aqui, outra ali, às vezes consigo até a proeza de me cortar... Falando em cortar, quem nunca ouviu sobre simpatias ou técnicas para diminuir o choro na hora de cortar a cebola? Cortá-la dentro da água, congelar por 15 minutos antes de cortar e muitas outras. A melhor das alternativas, na minha opinião, é usar óculos de natação!  Rs


Assim como só me lembro dessas alternativas quando já estou em lágrimas, temos o costume de deixar as coisas para depois, lembrando apenas quando o sapato aperta. Hoje eu gostaria de falar sobre prevenção.

Hoje, 27 de novembro, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada em 1988, com o intuito de ampliar o conhecimento da população sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença.

Dentre as variadas causas do câncer, tem-se a "externa", relacionada aos hábitos ou costumes de uma sociedade. 

Você sabia que a alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida? Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, pode prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo?



Adoçantes artificiais, consumo excessivo de carnes vermelhas e processadas, alimentos e bebidas com alto teor calórico, excesso de sal e conservantes são vilões e, sim, aumentam a probabilidade de causar câncer, além de outras doenças,  como diabetes e hipertensão.

"Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas. Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento. E assim aconteceu." Gênesis 1:29-30

Deus nos deu tudo que precisávamos para uma vida boa e saudável. O plano original dEle, sem os males que o pecado trouxe ao mundo, incluía uma alimentação natural, de origem vegetal.

Em Levitico 11 Deus nos mostra os animais que podem ou não ser consumidos. Há quem diga que é besteira, que algo tão antigo deva ficar no passado. Eu não sei você, mas creio nas orientações divinas como eternas; o Deus de ontem é o mesmo de hoje, Seu desejo é que tenhamos vida e vida em abundância. Negar as prescrições do Médico dos médicos é negar que Ele é soberano, que sabe o que é melhor para nós e até mesmo que Ele nos ama e quer cuidar de nossa vida e saúde.

É muito difícil deixar certos vícios para trás, abandonar velhos costumes, abdicar daquilo que gostamos, mas compensa muito quando se pensa em ter mais saúde, evitar doenças e dores por causa de nossos maus hábitos. A luta é grande, mas com a ajuda do Eterno conseguimos caminhar conforme Sua vontade.


Há muitos males que não conseguimos evitar, incluindo aqueles herdados geneticamente. Mas podemos tentar melhorar nossa qualidade de vida.

Gostaria que lessem o texto do Nosso Amigão, publicado aqui no blog há alguns dias (http://entaoserve.blogspot.com.br/2016/11/querido-amigao-obrigado-por-parar-de.html?m=1). O Amigão tem vencido o tabagismo. Numa lista de grandes causadores de câncer, o cigarro fica em primeiro lugar.   Nós, do Então Serve, temos muito orgulho dele!

Peço a Deus que mesmo com deslizes e tropeços eu me erga e siga conforme o Seu desejo, em todos os sentidos de minha vida.

____________________________

Referências:

Câncer – Prevenção e Riscos. Conteúdo acessado em 05.11.2016:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?