domingo, 16 de outubro de 2016

BATATINHA QUANDO NASCE...

BATATINHA QUANDO NASCE...
Por Pamela Henriques Moreira

"Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão..."

Nunca plantei uma batata, mas vi algo a respeito de seu cultivo e gostaria de compartilhar isso.

Algumas coisas básicas, mas muito importantes para o cultivo do legume:
Clima => sabia que a batata só cresce com temperatura entre 15°C e 20°C e que se for de 27-30°C não há formação?

Luminosidade=> para crescer bem ela precisa de pelo menos algumas horas de luz solar direta, diariamente. 

Solo => O solo deve estar bem drenado, sem pedras e outros detritos. Deve ser fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. O pH ideal do solo situa-se entre 5 e 6, mas a batateira é bastante tolerante quanto ao pH do solo. 

... estamos quase lá, continue lendo.

Irrigação=> o solo deve ser levemente úmido. O excesso de água aumenta a chance de surgimento de doenças na plantação.


"Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E aconteceu que, semeando ele, uma parte da semente caiu junto ao caminho, e vieram as aves do céu e a comeram. E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda. Mas, saindo o sol, queimou-se e, porque não tinha raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos, e, crescendo os espinhos, a sufocaram, e não deu fruto. E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro, sessenta, e outro, cem." Marcos 4:3

Jesus afirma ser a luz do mundo, aquele que nos tira das trevas (João 8:12). Ele é quem mata nossa sede, é nossa fonte de água viva (João 7:37). O solo é o nosso coração; para ser fértil precisamos ouvir e receber a semente que é a palavra de Deus (Marcos 4:20).

Uma vez ganhei lindas margaridas do meu marido; queria muito que elas vivessem por longos anos. Podei, dei água, mas, infelizmente, elas duraram pouco. Eu não soube cuidar ou elas já estavam doentes e não consegui restaurá-las...

Nem sempre conseguimos cultivar o que plantamos; a semente perece no meio do caminho. Assim como a quantidade de água aumenta a possibilidade de aparecer doença na batateira, quanto mais ouvimos sobre Jesus também mais atraímos o mal que quer tirar a palavra que foi semeada em nossos corações (Marcos 4:15).

Que os cuidados deste mundo não sufoquem a palavra de Deus. Que ouçamos e vivamos a esperança que Ele nos oferece.

A batateira cresce e espalha sua rama. Assim devemos agir. Devemos espalhar as boas novas, o amor de Deus, mas, em primeiro lugar, devemos nos alimentar do que faz bem, deixar o fruto de Deus crescer em nossa vida.

Se o mundo mandar você "plantar batatas", mostre como o amor de Deus foi cultivado no seu interior.



____________________________________

Referência:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?