terça-feira, 27 de setembro de 2016

TERRA SECA

TERRA SECA
Por Airton Sousa 
 
No meu texto da semana passada comentei sobre banquetes, comidas e sobremesas espetaculares que saboreei por esta vida, e enquanto escrevia eu me lembrei, inevitavelmente, do meu grande amigo Bill, de São Paulo, e de nossas sessões de sorvetes na lanchonete Viena.

A taça Viena era um espetáculo à parte.

Quatro bolas de sorvetes, uma banana cortada ao meio, 100 gramas de salada de frutas, cobertura de caramelo, morango, chocolate, chantilly, granola, suspiros e canudos wafer.

Eu tinha vergonha de fazer este pedido, mas o meu amigo nem ligava. Devo dizer que ele se escondia atrás da taça e eu tinha a sensação de que o restaurante inteiro olhava para nossa mesa. Eu sempre me lembro desse amigo queridão quando estou falando sobre sorvetes, e a taça Viena faz parte dessas lembranças...



E nossa história de hoje começa assim. O rei Davi estava saboreando uma bela sobremesa e, por algum motivo, lembrou-se de seu grande melhor e maior amigo. Um amigo que salvou sua vida uma vez e que havia morrido. Talvez ele não estivesse ali, talvez ele nem fosse o rei se não fosse pelo seu amigo!

Será que havia algum sobrevivente daquela família?

— Você é Ziba? — perguntou o rei.
— Sim, sou eu mesmo, às suas ordens! — respondeu ele.

E o rei lhe perguntou:
— Ainda existe alguém da família de Jônatas para quem eu possa fazer alguma coisa boa, como prometi a Deus?

Ziba respondeu:
— Sim. Existe um filho de Jônatas. Ele é aleijado dos dois pés.
— Onde está ele? — perguntou o rei.
— Na cidade de Lo-Debar! — respondeu Ziba.

Mefibosete era filho de Jônatas, o amigo de Davi. A Bíblia fala que houve uma guerra sangrenta entre os israelitas e os filisteus, na qual Saul e seus três filhos foram mortos. Naquela época Mefibosete ainda era pequeno. Quando a notícia da morte do avô, dos tios e do pai dessa criança chegou, a ama que cuidava dele o pegou para fugir, e durante a fuga ela tropeçou e caiu. O menino ficou aleijado dos dois pés. Sem ter para onde ir, foram parar em uma cidade chamada Lo-Debar.

Veja o que o JOBS escreveu aqui neste blog em 06 de abril deste ano, sobre Mefi (apelido carinhoso que ele inventou na época):

“Mefibosete nasceu para ser rei, uma vez que era filho mais velho do herdeiro do trono do Rei Saul. Mas com cinco anos de idade sua vida foi destruída. Morreram seu avô e seu pai, e, atropelado, ele perdeu o movimento das pernas. Agora ele era deficiente, miserável e esquecido. Sua vida era uma ameaça, pois novos reis costumavam matar toda a família do antigo rei. Mefibosete tinha mais problemas do que inimigo da Globo, mas ia levando, quietinho - afinal, não tinha como piorar.”

Mefibosete significa “sua vida é uma vergonha”. Pesquisando na internet, descobri que Lo-Debar significa “sem pasto”. A terra de Lo-Debar era uma terra seca. Em Lo-Debar havia miséria, fome. Existiam apenas dois tipos de pessoas que moravam em Lo-Debar: os mendigos e os doentes. Então, esta é a história de um homem cujo nome significa “sua vida é uma vergonha”, que se arrastou durante anos por uma cidade seca, sem pastos. Um homem vítima de “bullying”, de zombarias e de rótulos. Mefibosete, o aleijado.

Mas um dia... Ah! como eu gosto disso! Sempre tem um dia. Bateram à sua porta: 
- É hoje! Viemos buscá-lo. O rei quer falar com você.
Eram os soldados do rei.
Essa é a historia mais linda que eu já li na minha Bíblia. É relatada em II Samuel 9.
E quando se encontram, o rei e Mefibosete, Mefi tremia de medo.

Eu fico imaginando a cena... Todos assentados à mesa do rei, quando ele anuncia:
- Eu quero que vocês conheçam o mais novo membro da mesa. Todos olham para baixo, e lá está Mefibosete, no chão.

Davi se abaixa e diz:
- Filho, não tenha medo. De agora em diante você vai comer diariamente na minha mesa.

A vida de Mefibosete (cujo nome significa...) mudou! A graça de Deus chegou para Mefibosete.

A graça de Deus é uma folha em branco todos os dias.

A sociedade pode rotular você de inúmeras formas ruins, e até boas, mas quem define você é a graça de Deus.

A graça define quem é Deus e quem é você. De onde a gente veio e para onde a gente vai.

Hoje é um grande dia. Os tempos ruins de miséria e vergonha em Lo-Debar terminaram para você e para mim.

Nunca mais voltaremos à desordem. Nunca mais nos arrastaremos por uma terra seca. Mesmo com as pernas quebradas somos convidados a nos assentar à mesa e Lo-Debar fica para trás.

Basta aceitar.

Logo, logo, vamos para casa e comeremos à mesa do rei todos os dias.


2 comentários:

O que você acha?