domingo, 17 de julho de 2016

SOZINHO



SOZINHO
Por Pamela Henriques Moreira

Era nosso primeiro jantar como casados. Eu e meu marido estávamos em um restaurante e na mesa ao lado, sozinho, estava um rapaz do Oriente Médio. Em determinado momento, começamos a conversar com ele.

Entre um assunto e outro, acerca de viagens, crenças e até relacionamentos, ele falou sobre sua futura noiva, a qual ainda viria a conhecer. Em sua religião, as mulheres andam quase totalmente cobertas e os noivos se conhecem em um encontro previamente marcado - onde terão sua primeira conversa e a chance de se conhecer um pouco. Entre alguns detalhes, o que me chamou atenção foi a forma como ele falava sobre as mulheres. Havia carinho em seu olhar - o que para nós pode parecer machismo ou exclusão das mulheres na sociedade, no que diz respeito a sua religião, para ele era proteção. 


Durante a conversa, outro assunto interessante: segundo o rapaz, o homem ao orar curva sua fronte e a encosta no chão conectando-se à terra, da qual foi criado pelas mãos de Deus (ou Alah, como ele mencionou); dessa forma o homem se sente em paz. A mulher, em intimidade com o homem, tem o hábito de encostar a cabeça no tronco dele, sentindo-se, assim, segura por estar perto de suas costelas, da qual foi criada (Gênesis 2:21-23). Uma forma até poética de enxergar tais comportamentos, mas que mostra a relação do homem (me refiro a homem e mulher) com Aquele que o criou.


"Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus, que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim." Gênesis 3:8

No relato da criação, vemos que Deus era íntimo e andava junto de Adão e Eva. Mesmo após a entrada do pecado no mundo, Deus manteve contato com os homens e Seu maior desejo é nos levar para morar ao lado dEle. Deus não nos quer nos deixar sozinhos ou longe de Sua presença.


"E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês." João 14:16-17

Deus deseja fazer parte de nossa vida e promete nunca nos deixar sós. Assim como o homem procura uma companheira e, a mulher, um companheiro.

"Então o Senhor Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda’." Gênesis 2:18

Temos, mesmo que inconscientemente, o desejo de alguma companhia. E, quando sozinhos, podemos sentir que não estamos abandonados, pois Deus sempre está presente na vida daqueles que O buscam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?