terça-feira, 12 de julho de 2016

PESCARIA

PESCARIA 
Por Airton Sousa

“Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.

Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:

— Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.

Simão respondeu:
— Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada.”


Eu já passei por isso uma vez com meu amigo Bill, em Bertioga, litoral de São Paulo. Nós nos preparamos para um grande dia de pescaria. Tudo planejado. Estávamos animados com nossos objetos de pescaria, varas, iscas, molinetes, uma caixa de isopor imensa! Com o passar do tempo descobrimos que aquilo não foi feito pra gente. Digo, pra mim, porque o meu amigo continuou insistindo e outro dia mesmo postou uma foto de um belo peixe que ele mesmo pescou lá pelos lados de Ilha Comprida em SP; mas naquele dia, mesmo, não pescamos nada. O dia inteiro à espera de um único peixinho que aparecesse e não veio nada. Foi frustrante.

Deve ser assim que muita gente se sente ao final de um dia de lutas e derrotas ou, como Pedro, depois de uma noite inútil e um amanhecer cansativo.


Anos e anos andando em terra seca. Sem alegria, sem poder. Anos e anos orando em vão, sem certezas nem esperanças. Colhendo fracassos espirituais, materiais, e todos os “ais”. E quando o dia amanhece e você não vê nada se renovando em sua vida? Nada!

- Deus me abandonou faz tempo. Eu nem sei mais por que oro e luto tanto. Vivo na correria e nada acontece.

E você chega e diz: - Não tem mais jeito!

Quando Jesus chegou, na manhã seguinte, Pedro estava exausto, desanimado e derrotado. Jesus entrou no barco e mandou que ele remasse para bem longe da praia; fosse lá para o fundo. Depois mandou que Pedro lançasse a rede no fundo do mar. Pedro, pescador profissional, cansado, frustrado, questionou.

Ele não estava a fim. Estava cansado, desencorajado. O que Jesus entendia de pescaria, afinal?

Mas Jesus apenas disse:
- Eu sei que você passou a noite inteira tentando pescar e não conseguiu nada. Eu sei que você é profissional, empresário da pesca, mas agora vamos fazer do meu jeito: joguem as redes!

Contrariando o bom senso e sua própria experiência, Pedro obedeceu. Fez do jeito que seu mestre ordenou e o resultado foi uma grande e maravilhosa pescaria. Tão maravilhosa que seu barco quase afundou. 

Talvez seja esse o caso. Você lutou, correu, brigou, chorou... Mas o que é que você entende das grandes operações divinas, das técnicas e estratégias, dos “cases” de sucesso divino? É difícil confiar no jeito de Deus?

“Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos.” (II Coríntios 5:7)

Pedro só obteve sucesso quando resolveu fazer do jeito de Deus. “Já que tu tá dizendo, vou lançar as redes.”

O segredo para uma vida de milagres e vitórias é este: confiar no seu Deus e crer que o jeito dEele é o melhor. Ele faz e acontece. E quando Deus faz, ninguém, absolutamente ninguém pode desfazer aquilo que Deus faz. Nada pela metade. Tudo em definitivo.

“Deixe-o fazer o trabalho dele. Deixe que a graça triunfe sobre sua história de prisão, crítica e consciência culpada. Veja a si mesmo pelo que você é – projeto pessoal de reconstrução de Deus. Não um mundo para si mesmo, mas um trabalho nas mãos dele. Não mais definido pelos fracassos, mas refinado por eles. Confiar menos no que você faz e mais no que Cristo fez. Menos falta de graça, mais moldado pela graça. Profundamente convencido no substrato de sua alma de que Deus está apenas fazendo o aquecimento desta abertura chamada vida, que essa esperança tem suas razões e a morte tem data de vencimento.”. (Graça – Max Lucado, página 145)

 “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:37)

Queridão, tudo o que você precisa é confiar, acreditar e deixá-lO agir. “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

Basicamente, o que Deus quer dizer pra você hoje é: vamos tentar novamente, só que do Meu jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?