sexta-feira, 24 de junho de 2016

INVERNO


INVERNO
Por Denize Vicente

O inverno antecipou o voo e chegou mais cedo ao Rio de Janeiro.

Escrevo este texto num domingo de outono, vestida com um pijaminha, meia de dedinhos, e com o aquecedor ligado. Lá fora, dizem, a temperatura está na casa dos 13°C, o que para um carioca é o mesmo que estar em Ridge A1.

Eu sempre preferi o verão ao inverno, porque gosto de praia, ar livre, bate-papo na varanda, vestidos coloridos e muitos banhos (quentes, mesmo no verão). Mas não reclamo do inverno depois que no Rio começamos a experimentar temperaturas de mais de 45°C com sensação térmica de 51°C. Você sabe que reclamar ou agradecer é uma questão de escolha, e que a gente sempre pode avaliar qualquer situação a partir da comparação, o que nos permite em tudo dar graças. É nessa vibe que eu estou encarando o inverno, ultimamente.

Eu prefiro o verão, uns preferem o outono; há quem goste mais da primavera e, outros, do inverno. O certo é que Deus, em sua sabedoria, dividiu o tempo em estações, de modo que pode agradar a todos os gostos, de todas as gentes. E de cada uma das quatro fatias você pode tirar uma lição para a sua vida. 


Os dias frios nem sempre são dias sem cor e calor. Hoje mesmo o céu estava azulíssimo e isso vai se repetir em alguns dos dias curtos deste inverno... Há nuvens, chuva, e muito cinza, na estação, e embora tudo seja tão frio há certos dias em que o sol aparece, mesmo que entre  nuvens, e dá pra sentir um calor(zinho); mas é preciso sair de casa, ir lá fora e encarar o vento. Não dá pra ir de short e camiseta, mas você vai ver que se ficar sob o sol – e não nas sombras - vai se aquecer de verdade.


A vida da gente também tem estações... 
Às vezes vivemos invernos tenebrosos e pensamos que todos os dias serão assim: sem cor e sem calor. Mas do mesmo modo que o sol aparece pra colorir e aquecer os dias frios de quem se levanta e vai à rua, também a vida da gente, mesmo quando está fria e gelada, com ventos de cortar o coração, pode encontrar calor e cor, um raiozinho de sol que atravesse a janela da nossa alma pra nos animar. Mas é preciso levantar, se agasalhar, e encarar o vento.


Eu não sei qual é a sua temperatura interior neste momento, quão frias estão as suas mãos, nem sei que montanhas de gelo você vem atravessando esta semana. Podem ser tantas! O emprego que não aparece, o marido que não a compreende, as contas pra pagar e um orçamento no vermelho... a mulher que foi embora de casa, a mãe que não ouve o que você tem a dizer, o filho que não o respeita, um pai agressivo... talvez um chefe tirano, uma doença grave, uma gravidez de risco, um vício invencível, uma relação infeliz da qual você não consegue se livrar... não sei.

Montanhas de gelo. Um frio cortante.

O que eu sei é que se olhar pro céu você vai ver o Sol da Justiça brilhando, anunciando que daqui a pouco vem a primavera, pra levar as nuvens, as marcas e os arranhões desses dias difíceis. Vai passar. Só que você precisa ir lá fora em busca  do Sol.


“Mas, para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.” (Malaquias 4:4)


___________

Referência:

1.    Ridge A, o lugar mais frio do mundo, está situado no Polo Sul, nunca foi visitado por ninguém e pode revolucionar a Astronomia.

7 comentários:

  1. Gosto de pensar que mesmo nos dias sombrios e cinzentos, acima das negras nuvens há sempre um céu azul e um sol permanentemente brilhante. Que Jesus Cristo, o Sol da Justiça brilhe sobre nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sol sempre está lá. Nós é q não o vemos por trás das nuvens...

      Excluir
  2. Texto muito bom! Parabéns!

    Cada estação tem a sua função ... Coisas de Deus.

    Qto. às tempestades da vida, é bom lembrar que "depois da tempestade vem a bonança" e é durante as tempestades que somos provados e, conseqüentemente, aprovados ou reprovados.
    Devemos aprender com o carvalho
    http://somostodosum.ig.com.br/blog/2204/firme-e-forte-como-o-carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Depois da tempestade vem a bonança."
      É isso aí!!!

      Excluir
  3. Deus é perfeito e abençoa a todos! Belo texto!!!👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Deus é perfeito e abençoa a todos! Belo texto!!!👏👏👏

    ResponderExcluir

O que você acha?