sexta-feira, 25 de março de 2016

PÁSCOA - TODOS IRMÃOS


PÁSCOA - TODOS IRMÃOS
Por Denize Vicente

Em tempos de Páscoa, muito se fala sobre o sacrifício de Jesus, sobre o Seu amor e Sua compaixão – aspectos essenciais para quem enxerga a Páscoa além dos deliciosos ovinhos de chocolate. Mas hoje eu queria falar sobre a preocupação de Jesus, pouco antes de morrer pela humanidade...

O capítulo 17 do evangelho de João transcreve a comovente oração de Jesus, marcando o fim do Seu ministério na Terra. Se a oração foi transcrita é porque Ele não a fez em silêncio. Gosto de pensar que Ele, que poderia ter feito uma oração silenciosa naquele momento, decidiu orar ao Pai em voz alta para que todos os Seus discípulos e seguidores que estavam ali presentes, e todos os outros que haveriam de vir (eu e você, inclusive), soubessem o que Ele desejava e o que pedia ao Pai.

A gente sabe, por exemplo, que antes de escolher os doze apóstolos Jesus passou uma noite inteira em oração (Lucas 6:12), mas a gente não sabe o que Ele orou, exatamente, nem quais foram, precisamente, as Suas palavras.

Certa vez “tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar...” (Lucas 9:28-29), e também não sabemos o que Jesus falou, naquela ocasião.

Foram muitos os momentos em que conversou diretamente com o Pai, com quem Ele tinha relacionamento e comunhão, mas essas orações, ou não conhecemos as exatas palavras usadas por Ele, ou não foram faladas pensando em nós, especificamente.

É por isso que “A Oração de Jesus”, transcrita em João 17, é tão especial! Ela foi, inteiramente, escrita para nós. 

E embora Jesus trate de três assuntos (nos versos 1 a 5 Ele fala sobre Si mesmo, nos versículos 6 a 19 fala sobre os apóstolos daqueles dias e, nos últimos, 20-26, se refere a todos os que viriam, um dia, a crer nEle), tornando, portanto, essa oração bastante abrangente... eu me comovo, especialmente, com essa parte final, quando Ele fala em mim, numa época em que eu ainda nem sequer existia!

Ele mostra (v.20-26) que se preocupava comigo e que já intercedia por mim naquele momento! Pediu por mim, por você, por todos que ainda viriam a conhecê-lO... e isso inclui seus colegas do futebol, a amiga legal que você tem, as crianças do parquinho, o bom médico, mas também o seu vizinho antipático, a vendedora mal humorada, o mendigo da esquina, o enfermeiro grosseiro, a garota de programa da outra esquina, o batedor de carteiras, o senhorzinho chato da praça e o garoto abusado do time de vôlei, inclui o assassino em série, o seu chefe incompreensivo, o gay que estuda com você, a "drag queen" que trabalha nas noites, o cara que passa os dias no bar... inclui todos e cada um. 

Depois de orar pelos que eram Seus discípulos naquele tempos, e que transmitiam a Sua mensagem, Ele rogou, expressamente, por mim, por você e por todos os que ainda não O haviam conhecido, dizendo:

Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

Compaixão.
Compaixão por quem nem O conhecia.



Nesta Páscoa, meu convite é para que você O conheça de perto. E se já O conheceu, que O apresente a alguém. Porque eu gostaria de ser a resposta de Deus à oração de Jesus, e gostaria que você também fosse: “...que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós” (v. 21).

Para que o mundo inteiro saiba que Ele, em quem estamos, foi enviado por Deus, que nos ama do mesmo modo que O amou (v. 23). E porque a vida eterna está em conhecer Deus, o Pai, e também Jesus Cristo, o Filho, a quem Ele enviou (v. 3).


A oração de Jesus
(Letra e Música – Evaldo Vicente)

"A hora vem, chegou pra Mim
E tempo não há mais
Que Tua glória sobre Mim glorifique a Ti, Meu Pai
Logo me prenderão
Logo me levarão
Mas Meu sofrer vai produzir salvação

E a vida eterna está em conhecer
Deus, o Pai de amor
Deus, o Filho, o Rei Senhor

Guarda Teus filhos com amor
Guarda, são todos Meus irmãos
Que tenham Teu favor
Que sejam sempre um
Como Tu és em Mim e Eu em Ti
Em Ti
Também sejam um, em nós.

A eles dei o que era Teu
Palavras de amor
Ouviram, creram, conheceram quem foi que Me enviou
Logo Eu partirei
Perto de Ti estarei
Mas vem, ó Pai, vem proteger a quem amei

Não peço só por quem Me ouviu falar
Peço por aqueles
Que um dia irão Me amar

Guarda Teus filhos com amor
Guarda, são todos Meus irmãos
Que tenham Teu favor
Que sejam sempre um
Como Tu és em Mim e Eu em Ti
Em Ti
Também sejam um, em nós.
Como Tu és em Mim e Eu em Ti
Em Ti
Também sejam um, em nós.
Como Tu és em Mim.”

 
Páscoa. 
Cristo. 
Sacrifício. 
Amor. 
Compaixão. 
Um. 
Todos. 
Todos um.
Pense nisso.
Pense bem.


9 comentários:

  1. João 17 é realmente muito bom; não o tinha visto da forma exposta acima. Obrigado por nos chamar à reflexão dessa passagem Bíblica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É uma linda oração. O capítulo inteiro é lindo e apropriado para reflexão.
      Obrigada eu, por você ter vindo nos visitar aqui!

      Excluir
    2. Obrigado a você. Que Deus continue te usando!

      Excluir
  2. Linda mensagem, edificante! Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Ele nos abençoe. A todos.
      E que nosso lema seja: "Um em todos e todos em Um.".

      Excluir
  3. Tia Denise... Precisamos conversar!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô aqui, amor meu!!
      Ainda tem meu número?

      Excluir
  4. Essa passagem me leva a refletir por que os cristãos se dividiram tanto, se Jesus quer que sejamos um só com ele e com o Pai. Entendo que ele quer que sejamos um na fé (e não em uma única instituição igreja) mas ainda assim, mesmo na fé, na maneira de crer, os cristãos são tão divididos. Todos os dias surge uma teologia, uma doutrina diferente, provavelmente fruto da nossa imperfeição humana. Enfim, foi só uma reflexão. Belo texto. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Beto!
      Deus sempre teve um povo, que chamou de "Seu", em todas as épocas, um povo Seu, com uma mensagem específica para dar ao mundo.
      No livro de Oseias tem um texto que diz:
      “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Oseias 4:6)

      Sabe o que manteria os cristão unidos, como "um"? O conhecimento...
      E não estamos sendo "um", nEle, porque não conhecemos o Pai, nem o Filho. Como está escrito nos versos 21 e 3 de João 17, que citei no post, “...que todos sejam um... Que eles também estejam em nós”... "que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (v. 3).

      Como estar nEle se não O conhecemos, não nos dedicamos a isso? Como, se não conhecemos Seus gostos, Seu querer, Sua vontade, Seus planos, Sua graça, Sua lei?

      Enfim foi só mais uma reflexão pra juntar à sua...
      Boa noite!

      Excluir

O que você acha?