quarta-feira, 16 de março de 2016

O PEQUENO PRÍNCIPE



O PEQUENO PRÍNCIPE
Por João Octávio Barbosa

O mundialmente famoso (e plagiado!) historiador Augustus Wikipedia afirma, em seu site pessoal (alcunhado em honra a seus ancestrais), que há precisos 2.613 anos, o Império Babilônico destronava Jeconias, rei na cidade de Jerusalém1. Nesse novo domínio que se estabelecia, a região do Antigo Israel perdia sua soberania, e, não obstante, viu seu povo ser levado cativo para o reino distante da Babilônia. Entre os que foram obrigados a deixar sua terra natal, destacavam-se os jovens mais “capazes” - a elite intelectual -, que tinham status de príncipes.

Neste segundo parágrafo creio que já é hora de esclarecer que este texto não chegará nem perto de citar algo sobre o livro de Antoine de Saint-Exupéry. O título do artigo e a foto que você talvez tenha visto na página oficial do Facebook do “Então Serve” foi uma mera associação gratuita, sórdida e desnecessária para chamá-lo (a) até estas palavras que você agora lê. Mas tem príncipes na história, como você já percebeu.

Porém, Daniel e seus amigos (os “príncipes” exilados em Babilônia) são famosos demais para ser os protagonistas dessa história. Nosso personagem principal nem tem o nome revelado. Na verdade, ele é quase imperceptível dentro do texto que será estudado. Convido você a passar 1 minuto e meio lendo Daniel 1:8-20, na Internet ou numa Bíblia da sua casa (sim, eu cronometrei).

Em poucas linhas, os jovens de Israel foram destinados a um cardápio vasto na Babilônia, com muita “gordice” e vinho. Mas o jovem Daniel tinha um estilo de vida mais clean, e se propôs a comer de forma mais saudável, fora do costume da região. Pediu isso a um homem chamado Aspenaz, funcionário do rei, mas ouviu uma resposta receosa. Ele temia que Daniel não ficasse forte como os outros, e o rei não iria gostar disso.

Ali no verso 11, do capítulo, vemos que a decisão que Aspenaz não teve coragem de ter... outro homem da cozinha do rei da Babilônia teve! Esse “perfil sem curtida”, anônimo, foi o verdadeiro valente usado por Deus, que desafiou o cardápio rígido do rei, e aceitou o desafio MasterChef Vegano de Daniel e mais três amigos. Por muito tempo, erroneamente, atribuí a coragem dessa decisão a Aspenaz, até perceber que havia outro personagem ali que fez a história acontecer.

E que coragem! Esse cozinheiro se arriscou por ter uma fé que, provavelmente, nem ele conhecia. Pôs em risco sua vida, fazendo a vontade de um rapaz que não passava de um escravo, e demonstrando mais força que Aspenaz, seu chefe direto, que se calou diante do pedido de Daniel.

Agora vamos divagar por hipóteses. Como pôde um babilônio sem conhecimento do Deus verdadeiro demonstrar tanta fé no Deus de Daniel? Sabe o que eu acho? É que Deus não se limitava a fazer só o que está na Bíblia! Deus fez muitas outras coisas, para todos os povos da Terra!

O silêncio de Deus é muito poderoso. Quantos milagres e vidas transformadas não ocorreram nos últimos milênios em histórias que nós nunca saberemos, de pessoas que nunca conheceram a Deus, Jesus ou a Bíblia da forma completa e “formal” que os cristãos de hoje têm o privilégio de conhecer?

Muitas pessoas criticam os seguidores da Bíblia, com a teoria de que Deus era Deus só de Israel, sem preocupação com os outros povos. Isso é mentira! Deus escolheu um homem para dar origem a um povo, mas ele é Deus de todas as nações. E não há ninguém no mundo que não possa encontrar Deus se O procurar com amor dentro do próprio coração!

Esse maravilhoso Deus criador influenciou o coração do cozinheiro, que deu uma chance para Daniel. E deu certo! Graças à atitude do Chef de cozinha cujo nome só saberemos no Céu, Daniel e seus amigos ficaram mais saudáveis que os demais. Outra lição importante que tiramos é a necessidade de nos preocuparmos com nossa dieta! Deus se preocupa com isso também, e quer ver você vendendo saúde! A receita de água e alimentos naturais perdura há 2.600 anos!

A última qualidade do nosso personagem que eu queria salientar é a humildade. Vemos no versículo 18 que quem apresenta os jovens a Nabucodonosor é Aspenaz, aquele que ficou em cima do muro. E o nosso Chef de cozinha, o verdadeiro herói, fica por trás das cortinas, lavando uma louça, talvez. Mas sorrindo...     

Não peço que concordem, espero que reflitam!


Desafio do JOBS: Qual dos profetas encerra seu livro dizendo que tudo pode dar errado?
Resposta semana que vem.
Resposta da semana passada: Aspenaz e um cozinheiro anônimo (Daniel 1:8 e 11).

_______________

Referência:


2 comentários:

  1. "... lavando uma louça, talvez. Mas sorrindo..."
    Humildade. Coisa rara, hoje em dia.

    ResponderExcluir

O que você acha?