quinta-feira, 17 de março de 2016

NÃO SEJA DA IGREJA

NÃO SEJA DA IGREJA
Por Carina Baptista

Oi pessoal, tudo bem??

Não, você não leu errado, o título deste texto é mesmo esse e você vai me entender.
Existem coisas boas na vida que só acontecem quando você decide fazer algo diferente.

Hoje eu queria pedir licença a todos para falar, diretamente, com aqueles que pertencem a alguma comunidade religiosa, que frequentam alguma igreja, que fazem parte de algum grupo religioso ligado ao cristianismo.

Tive a oportunidade de participar de dois eventos, no mesmo final de semana, que me fizeram pensar de uma forma que até então eu não tinha pensado. Na sexta-feira teve a Celebração do “Ministério Rio 180º” 1, e foi muito bom! Teve muita música, oração, testemunho, tudo estava lindo... e eu queria falar sobre o que aconteceu por lá.

Uma das coisas legais foi a presença do Jeferson Pillar. Eu tenho um carinho muito grande pela família Pillar. Tanto o Jeferson quanto a Aline são uns fofos! Nós nos conhecemos bem antes de ele lançar seu primeiro CD, "Festa no céu"; e ver seu amadurecimento espiritual é algo, realmente, inspirador. Fiquei feliz ao saber que ele estaria conosco também naquele dia (porque no dia seguinte seria o lançamento do seu segundo CD).

O Jeferson, além de cantar muito bem, tem se mostrado um orador que se deixa usar pelo Espírito Santo. Ele fala de forma direta, sem passar a mão na cabeça, mas ao mesmo tempo com amor. Ele nos contou um pouco da sua vida, de sua experiência com Deus. E uma das coisas que ele falou me trouxe a este texto. Ele disse algo como: "Nós não devemos ser da igreja; devemos ser a igreja.".

Quando ele disse isso eu dei um sorriso e pensei: tão simples e tão claro! Sabe por que tem muito "crente" que é mal visto em seus meios sociais, que não é amado e nem ama seu próximo, que vai, religiosamente, para sua igreja, está de corpo presente nos cultos mas sai da mesma forma que entrou? É porque essas pessoas se esforçam para ser da igreja, mas não para se deixar transformar em cristãos.

A diferença entre ser “da igreja” e ser “a igreja” é que esse último jeito de ser envolve entrega e mudança do eu. Ser da igreja está relacionado apenas a pertencer a algo com "medo" das consequências.

Outra coisa que ele falou e que gostei muito foi que "nós não devemos ir para a igreja por causa do céu"! O único motivo que devemos ter é o encontro real com Jesus. A graça do céu é o reencontro com Jesus. Se a gente nem sabe quem Ele é, como pode almejar estar ao Seu lado?

Quando falamos "igreja" pensamos apenas no espaço físico. A igreja é todo aquele que aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador. Eu poderia até usar eufemismos para abrandar o texto. Mas... sabe? Acho que estou ficando velha (risos) e cansada de ver tanta gente (inclusive eu) vivendo como se este mundo fosse o nosso lar.

Nós temos um lugar de origem, e precisamos buscar a cada dia ser mais semelhantes aos moradores desse lugar. Não saia da igreja, mesmo que maus exemplos façam você querer desistir de tudo. Mas não se contente em estar na igreja; queira, a cada dia, ser a igreja que Cristo instituiu aqui na Terra, porque, assim, um dia você estará com Ele onde tudo será alegria.

Se você não frequenta nenhuma igreja porque as pessoas erram e são piores do que muitos que estão fora dela, pense que o único motivo de estar ou não lá deve ser “Jesus”. Como eu disse no texto da semana passada, Ele deve ser o nosso Farol, que nos leva ao melhor lugar do mundo, nosso porto seguro.

Minha dica é que você, a cada dia, veja o que pode melhorar em si mesmo, e que lute para que isso aconteça. Lembre-se: você não precisa fazer isso sozinho!

Um beijo e até semana que vem!

__________________


Referências:

1 – O “Ministério Rio 180º” foi criado por jovens da IASD Central Rio unindo música e projetos voltados para a comunidade - https://www.facebook.com/rio180graus

2 – Jeferson Pillar tornou-se Cristão em 1995 na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Éden em São João de Meriti – RJ. Sempre envolvido com a música, afastou-se da igreja para entrar em um grupo pop secular, mas retornou para os braços de Jesus em outubro de 2004. Tem uma história incrível e uma voz muito bonita. Vale a pena conhecer seu trabalho.

3 comentários:

  1. Cada dia melhor. E quando falhar... é só começar de novo! Né?

    ResponderExcluir
  2. Texto simples, de fácil entendimento, mas o melhor que nos faz refletir. Parabéns!

    ResponderExcluir

O que você acha?