quarta-feira, 23 de março de 2016

NÃO PERCA A SESSÃO DO DESAPEGO!


NÃO PERCA A SESSÃO DO DESAPEGO!
Por João Octávio Barbosa

Ok.
Duas letras e você já entendeu. A origem de “OK” não é plenamente definida. Ela pode ter começado nos EUA indígenas, na Grécia, na África ou na Alemanha, sempre derivadas de uma expressão parecida com “sim” ou “tudo bem” em seus idiomas nacionais. Interessante é a teoria que explica Ok como uma vertente de “0K”, sendo que aí temos o número zero, e “K” como abreviação de “killed” (assassinados). Dizem que, na Guerra Civil americana, um cartaz com “0k” era posto sempre que havia um dia sem mortes na batalha. E aí, pegou.

Certo mesmo é que foi num 23 de março, também, mas de 1839, que a expressão ficou famosa por sair no jornal “Boston Morning Post”. Dali em diante o mundo conheceu a simplicidade de expressar tranquilidade com apenas dois caracteres.

Dadas essas voltas, vamos ao assunto de hoje.

Nem sempre as coisas na nossa vida estão ok. Longe disso. Para a solução de muitos (todos) os problemas pessoais nós vemos, a cada esquina, uma igreja “evangélica” propagando soluções rápidas, fáceis, e de preços tabeláveis. Mas nem só de belas promessas vive a Bíblia. E muito pouco de cristianismo se vê quando nada está ok.


Diversos homens de Deus, da Bíblia, gozaram da felicidade de todas as formas. Abraão, José, Jacó, Daniel, Davi etc. Mas é preocupante ver quantas denominações religiosas insistem em atrair rebanhos com discursos que batem apenas na tecla da prosperidade terrena e imediata, os quais, se não afastam essas ovelhas de Deus, tampouco as aproximam dEle.

O perfil sem curtidas de hoje é o profeta Habacuque. Impossível não se lembrar do Irmão Waldir em seus esvaziados cultos de domingo de manhã na IASD de Mal. Hermes, lá por 2007, que, insistentemente, falava de Habacuque. Eu sei que você não sabe do que estou falando, mas foi irresistível citar isso. De certo modo, Habacuque é nosso conterrâneo. Se possível, leia seu curtíssimo livro de três capítulos, numa Bíblia em sua casa, ou na internet. Ele se horrorizava com a violência, o medo e a injustiça que se via nas ruas todo dia.

Habacuque vivia uma época muito sombria. O povo de Israel estava dividido entre escravos na Babilônia e miseráveis ao redor de Jerusalém. Habacuque, no meio disso, fica irado de verdade. Profetiza asperamente e exige respostas de Deus. Exige uma mudança de atitude. Mas “exige” não é bem a palavra. Ele respeita. E tem o reconhecimento de que Deus está além de sua total compreensão. Em uma passagem bonita ele diz que “Deus permite o mal, mas nem sequer pode enxergá-lo, pela sua pureza” (adaptação livre).

Habacuque é um exemplo de paciência. Ele sabe que não deu “sorte” de ter vivido anos de glória, e sim de luta entre o povo de Deus, mas nem por isso perde a esperança no futuro. Ele enxerga com fé o que o presente não mostra: uma redenção que virá.

Habacuque é a mansidão do justo. Não faz planos de vingança, de violência devolvida ao malfeitor. Deposita isso tudo aos pés de Deus. Permite que Ele exerça Sua vontade para perdão ou punição.

Mas o mais legal do livro de Habacuque é o seu apelo final. É a oração de súplica do abnegado Habacuque. Leia só os últimos três versículos (Habacuque 3:17-19). Gente, ele não fala simplesmente de não ter figueiras, uvas, azeite, plantações, ovelha ou gado, ele fala sobre não ter NADA! Não tem mercado pra comprar coisas, nem países vizinhos para importar. Habacuque estava enfatizando que se ele ficasse sem ABSOLUTAMENTE NADA, preste a morrer de fome, vazio, sozinho, ainda assim, verso 20, ele se “alegraria no SENHOR”.

Eu não posso garantir que você vai ter a casa dos seus sonhos, o cônjuge dos seus sonhos, o emprego dos seus sonhos, e nenhuma religião bíblica séria deste mundo pode fazer isso. O que eu posso lhe dar é a certeza de que Deus o ama muito, e nada pode separar você desse amor; e que mesmo nas provações que você enfrenta Ele continua amando você. E por fim, mesmo sem poder prometer com sensatez que, ao lado de Jesus, sua vida aqui só vai ter alegrias, eu lhe digo que só uma vida com Jesus pode lhe dar a eterna e verdadeira alegria: seu lugarzinho no Céu. Ok?

Não peço que concordem, espero que reflitam!


Desafio do JOBS: Quem foi o primeiro rei de Israel depois da separação com Judá?
Resposta semana que vem.
Resposta da semana passada: Habacuque (Habacuque 3:17 e 19).

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto.
    E gostei demais deste trecho:
    "Habacuque é a mansidão do justo. Não faz planos de vingança, de violência devolvida ao malfeitor. Deposita isso tudo aos pés de Deus. Permite que Ele exerça Sua vontade para perdão ou punição."

    É mesmo para refletir...

    ResponderExcluir

O que você acha?