sexta-feira, 18 de março de 2016

ELA SONHA SER FELIZ.
QUEM NUNCA?


ELA SONHA SER FELIZ.
QUEM NUNCA?
Por Denize Vicente

Você conhece alguém que sonha ser triste? Eu não conheço ninguém! Todo mundo sonha com a felicidade...

Escrevo aqui do quarto de um hospital.
Não… não estou doente; na verdade, eu estou de “acompanhante”, numa maternidade, e pode ser que D. nasça a qualquer momento, embora a gente esteja torcendo pra ele não ter pressa e esperar mais umas sete semanas!

Eu nunca estive grávida, mas a gente sabe que o tempo de gestação para as mulheres é de cerca de 40 semanas. Então, não há como não se preocupar se você precisa ir pra maternidade quando ainda está com apenas 27...

Escrevo este texto aqui do quarto da maternidade, em companhia de A., minha amada amiga, e posso lhe dizer que tínhamos todos os motivos do mundo para ficar tensas, tristes e preocupadas, mas escolhemos fazer diferente. Entre domingo e quinta-feira foram mais de 50 horas juntas na Unidade de Tratamento Semi-Intensivo… e choramos muito; muito mesmo! De tanto rir.

Era uma questão de opção. Ou ficávamos aqui envolvidas em lamentos e preocupações, ou entregávamos o problema a Deus e nos entregávamos ao riso. Outras amigas, mesmo em casa, entraram na brincadeira, e com filminhos, gravações de áudios, fotos e mensagens de WhatsApp os motivos para as risadas só iam aumentando. Estamos aqui FELIZES, eu posso dizer. Num hospital, com médicos e enfermeiras, nutricionistas e maqueiros entrando neste quarto a cada duas horas, e mesmo assim felizes. Tudo o que eles veem na gente é sorriso e alegria.



Nenhum de nós, amigos e família, sonhou com essa situação… Ir para a maternidade três meses antes do previsto e ficar internada, longe do trabalho, dos amigos, dos animaizinhos de estimação, não saber quando vai voltar pra casa, pro seu quarto, sua cama, seu marido, saber que a qualquer momento seu bebê pode precisar vir pro mundo aqui fora, antes da hora… nada disso é fácil de encarar. Não mesmo. Porque ninguém sonha com isso. Ninguém. Ninguém ora, ninguém reza pedindo a Deus que lhe dê tristezas, preocupações e problemas. Ninguém pede a Deus: “Pai, faça-me triste!”.

Nós buscamos a alegria, buscamos a felicidade, sonhamos com isso… mas precisamos escolher a felicidade. A alegria que almejamos é fruto de nossa escolha. Sim! Escolhas certas nos levam à felicidade. Escolhas erradas podem destruir uma casa, uma família, uma vida, muitas vidas! Davi, por exemplo, fez uma escolha errada (II Samuel 11) e isso lhe trouxe muitas tristezas… Em outros momentos (I Samuel 24, I Samuel 26) fez a escolha certa e foi feliz!

Diariamente fazemos escolhas: a roupa que vamos vestir, o jeito de pentear o cabelo, o que vamos comer no almoço, atender ou não a ligação no celular, dormir cedo ou dormir tarde… Das mais simples às mais complexas, fazemos escolhas todos os dias. Elas decidem se nossos sonhos de felicidade se realizarão ou não. Temos liberdade, ou livre arbítrio. 

A melhor definição de liberdade que eu conheço foi dada por um padre: “É a graça que Deus nos deu para realizarmos aquilo que queremos.”. 
Temos liberdade. E se queremos ser felizes…

Você pode continuar sonhando com a felicidade, mas se escolher se lamentar por todas as coisas que estão dando errado na sua vida, na sua casa, no seu país e no mundo… se escolher ver só o lado ruim de todas as coisas… se escolher se preocupar com aquilo que deveria colocar nas mãos de Deus porque é da alçada dEle e não da sua…Ah… se você fizer as escolhas erradas, com a sua liberdade, seu sonho não vai se realizar.

Gosto de ser otimista, gosto de acreditar no melhor. Gosto de contagiar os outros com alegria e levar aos outros o ânimo e a animação; alegria, em vez de tristeza; felicidade, em vez de lágrimas; roupas de festa, em vez de luto. Porque para isso fomos feitos, para isso Deus nos escolheu. Porque o bem que fazemos aos outros retorna para nos fazer felizes também.

Faça as escolhas certas, todos os dias, pra você e para os que estão por perto.

Medite em Isaías 61:1-3, e entre nessa “vibe”:

O Senhor Deus me deu o seu Espírito,
pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres.
Ele me enviou para animar os aflitos…
Ele me enviou para anunciar
que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo…
Ele me enviou para consolar os que choram,
para dar aos que choram (…) uma coroa de alegria, em vez de tristeza,
um perfume de felicidade, em vez de lágrimas,
e roupas de festa, em vez de luto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?