quinta-feira, 24 de março de 2016

APRENDENDO COM MINHA AVÓ


APRENDENDO COM MINHA AVÓ
Por Carina Baptista

Oi pessoal, tudo bem??

Se tem uma coisa certa, nesta minha vida, é que eu gostaria de ser mais parecida com a minha avó. O jeito dela. Ela tem 85 anos e apesar de agora estar mais fraquinha, é uma pessoa que me ensina o tempo todo (inclusive o que não fazer, rs).

Quando eu nasci ela já era velhinha, cabelos brancos, pele bem morena (ela diz que foi do sol, porque as irmãs dela eram brancas – sei... hahaha), e tem um humor único! Nunca vi minha avó fazendo questão de nenhuma coisa material; sempre viveu de forma simples e ficava feliz com coisas simples. Ela era muito forte - os cabelos brancos enganavam muita gente! E eu me lembro de que durante todo o ensino fundamental (do sexto ao nono ano de hoje) ela me levava até o ponto de ônibus, todos os dias, às 6h da madrugada, para eu "não andar sozinha na rua". Ela dizia: "A rua é muito escura e perigosa, filhinha...". Lavava roupa, arrumava a casa, fazia comida... tudo! 

Hoje em dia ela já não faz mais essas coisas, mas o cuidado e o carinho pelos netos permaneceram. De vez em quando ela levanta e fala: "Iiih!! Tenho que ver a comida de vocês!" – mas, geralmente, a comida já está pronta. 


Uma coisa que sempre me marcou, na minha avó, é que ela sempre teve muita facilidade para perdoar. No auge da minha adolescência e na da minha irmã, minha avó estava no auge da terceira idade (rs); esse encontro era explosivo e, às vezes, a respondíamos de forma não tão legal... e mesmo quando não íamos, imediatamente, pedir desculpas, ela nos perdoava.

Ela tem um coração tão bom e puro que, para os mortais, parece até que é tola, ingênua demais. Mas eu queria ser mais assim. Minha avó não guarda mágoa (se guarda, finge bem), é temente a Deus e sempre faz sua oração ao acordar e ao dormir.

Como eu busco ser uma pessoa melhor a cada dia! Não é nada fácil ter que deixar nossa natureza pecadora/humana/orgulhosa de lado.

Minha mãe diz que o segredo da minha vó é levar a vida de forma leve e não esperar muito das pessoas. Quando a gente vive assim, um sorriso será o ponto alto do dia; o que acontecer além disso será motivo de festa!

Minha dica de hoje é que você (assim como eu) busque a cada dia viver de forma mais leve, ficando feliz com coisas simples e valorizando cada vez mais as pessoas - mesmo quando elas não merecem – do jeitinho que minha avó fazia e faz.
Que você tenha um dia lindo!

Um beijo e até semana que vem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?