segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

DESCANSAR


DESCANSAR
Por Sérgio Mafra

Durante minhas férias, como já disse a vocês, pude conhecer pessoas e lugares únicos! Da metade pro final das férias eu já estava ficando cansado. Foram muitas cidades, em trajetos que se alternavam entre o carro, a van, o avião e o barco, e com o passar dos dias o corpo reclama do desgaste. Foi então que cheguei ao distrito de Barreiras, no interior em Coruripe, interior de Alagoas.

O município tem pouco mais de 56 mil habitantes e vive de pesca, cana-de-açúcar e extração do coco, e tem um litoral belíssimo! Em meio ao sol escaldante, cheguei a Barreiras, especificamente à casa de dona Modá. Ela é uma senhora com mais de 80 anos, cuja história pessoal se confunde com a história de Barreiras. Quase todos os que moram ali são de sua família, diz ela, orgulhosa. Dona Modá me ensinou três valiosas lições que eu gostaria de compartilhar com vocês, entre hoje e semana que vem, fechando as ideias para um novo ano realmente bom, como combinamos semana passada.

Na sua ampla casa de quatro quartos, qual não foi minha surpresa ao chegar tão cansado: dona Modá havia reservado o melhor quarto, o seu próprio, para que pudéssemos ficar hospedados! Eu não acreditei, e relutamos em aceitar, mas já estava tudo preparado e definido. Ela não aceitou recusas. Naquele momento entendi de maneira marcante o significado da palavra “abnegação”. Ela abriu mão do seu conforto, para que pudéssemos ter o melhor. E o detalhe: ela nem nos conhecia.

Dona Modá, posteriormente, me disse que ficava feliz em nos ver descansados e alimentados. Não consigo parar de pensar na lição que tive naquele momento. Como nos preocupamos com bobagens efêmeras! Brigamos se um copo quebra ou se cai suco no tapete... Aquela senhora abriu mão do seu espaço para que pudéssemos nos sentir bem, na casa dela. Como eu descansei, naqueles dias!

Você tem sido alguém em quem as pessoas à sua volta podem descansar? Faz o seu melhor para servir ao próximo? Não vou nem entrar no mérito de o próximo ser conhecido ou não. Mas, sem dúvida, podemos pensar que, ao dar o nosso melhor, somos os maiores beneficiados.

2 comentários:

  1. O seu texto coincide com a leitura que fizemos hoje pelos dez dias de oração: A melhor maneira de encontrar a felicidade é buscar o bem alheio.
    Um abraço Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Chega de desperdiçar energia com questiúnculas, né?
    Quero ser alguém que sirva para proporcionar descanso e conforto ao meu próximo!!

    ResponderExcluir

O que você acha?