terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

ÀS ÁGUAS


ÀS ÁGUAS
Por Airton Sousa

Meu sobrinho Mateus vem todo contente e me diz que se alistou no Exército Brasileiro, que vai servir e seguir carreira, e ganhar muito bem. Todo jovem é obrigado a se alistar no Exército no ano em que completará 18 anos. A novidade do Mateus me leva ao tempo em que servi no Campo de Provas da Marambaia. Galera, eu ralei muito!

Não sei por que todas as histórias que acontecem comigo são engraçadas. Para os outros, claro. E tudo o que passei durante o tempo em que servi, quando eu conto, é motivo de risadas. Quando eu furei uma escala no sábado e expliquei que tinha faltado por ser “Adventista” e “guardador do sábado”, fui obrigado a carregar um pedaço de árvore nas costas e gritar bem alto: “Viva o capiroto!”. E o resto do pelotão dando risadas. Aquilo tudo era uma palhaçada e eu era muito ingênuo na época; muitas vezes servia de palhaço, outras vezes era palhaço por conta própria.

Uma coisa marcou muito. Numa aula de instruções, embaixo de um sol de mais de quarenta graus, o sargento perguntou se tinha alguém com sede. Adivinhe quem levantou a mão? Pois é... O bobão aqui. Eu estava com muita sede e o sargento chamou o soldado antigo, me mandou abrir a boca, o tal soldado abriu o cantil e me encheu a boca de areia. É uma sensação esquisita, impossível de descrever, quando você está esperando água e vem terra.

O local da instrução era distante uns dois quilômetros da sede da companhia militar e, na volta, tínhamos que fazer esse percurso correndo; e eu nunca corri tanto na minha vida. Eu sabia que lá havia água gelada. Enquanto corria, eu via na minha mente a imagem do bebedouro me esperando sorridente.

Não há nada mais gostoso do que um copo de água gelada quando você tem sede. Você se lembra da música da MPB? (Pode isso, Revisão?): “Bebeu água? Não! / Tá com sede? Tô! / Olha, olha, olha, olha água mineral / Água mineral / Do Candeal / Você vai ficar legal.”.

Quando eu era bem menino, aqui em casa não tinha água encanada; a gente ia buscar água em baldes em uma “bica” pública, que ficava a uns 500 metros de casa. Que tristeza quando faltava água! Eu me lembro de quando meu pai cavou, ele próprio, um poço bem profundo, até encontrar a água que usávamos para o banho e para lavar louças e roupas, mas imprópria para beber. Até hoje gosto de ver imagens de botijões de águas, fontes de água. Eu vendo água mineral na minha lojinha e sinto certo prazer quando algum freguês me pergunta ansioso: “Tem água?”. Tenho sim, geladinha.

Há uma história na Bíblia, em que Jesus Cristo estava bem ali, em frente a uma fonte de água e disse a uma mulher: “Se você beber da água que tenho pra você, nunca mais terá sede.”.

Durante uma das Festas dos Tabernáculos, Jesus se apresentou para o público e gritou bem alto: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba!” (João 4:14).

O conceito de sede é usado para mostrar o vazio interior, para descrever um desejo, uma ânsia que temos dentro de nós. Alguma insatisfação indefinida, uma inquietação crônica. Uma sede por reconhecimento e atenção, paz e santificação na vida.” (“Momentos de Graça” – página 29).

Em um desses sábados de janeiro aconteceu um problema muito sério com minha irmã; tinha tudo pra ser um sábado triste... Eu estava aqui em casa conversando com ela e começaram a chegar os membros da família para o culto do pôr do sol. Todos sabiam do ocorrido e estávamos tristes e revoltados. Foi chegando um a um, e, de repente, a casa estava lotada. Estava na hora do culto para despedida do sábado; começamos a cantar alguns louvores, e, de repente, chega o pessoal da “Banda Vid”. O Rafael, que casou com minha sobrinha, é baixista da banda, e trouxe os colegas para essa celebração com a nossa família; mas, naquele momento, eu percebi Deus mandando um recado: “Tô com vocês!”... Quando a banda começou a cantar, meus olhos ficaram molhados; fiquei emocionado com a letra, pois estava, justamente, escrevendo sobre este assunto. Eles começaram assim: “Quem souber a letra cante com a gente”:

“Todos vós que tendes sede, vinde às águas / E quem já se sente perdido, vinde tomai e bebei / Inclinem seus ouvidos, e vossa alma viverá / Quem estiver com sede venha às águas”.

O louvor é muito bonito.  Lembrei que muitas vezes estamos com sede e jogam areia na nossa boca, mas Jesus Cristo nos lembra: “Quem beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede.”.

Tá com sede? Venha à fonte das águas e beba dessa água que Jesus oferece.

_________________

Referência:


5 comentários:

  1. É, amigão! Podem ser engraçadas, mas você sempre tem um desfecho lindíssimo para suas histórias.

    O povo podia até festejar e relembrar a provisão de águas no deserto, mas o único capaz de matar nossa sede espiritual é Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Ele é a fonte. E só ele pode matar nossa sede fisica, mental e espiritual. Água pura, para todo tipo de sede.

    ResponderExcluir
  3. A ideia de "água para quem tem sede" é encantadora!
    É bom ter acesso à fonte das águas.

    ResponderExcluir
  4. Para todos que tem sede por reconhecimento e atenção, paz e santificação na vida.A Todos ele oferece a água da vida. A ideia é realmente encantadora.

    ResponderExcluir
  5. Seus textos são sempre surpreendentes. Eu quase consigo entrar nas cenas enquanto leio

    ResponderExcluir

O que você acha?