sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

EM CONSTRUÇÃO

EM CONSTRUÇÃO
(Por Denize Vicente)

Eu moro no Rio de Janeiro, uma cidade que, constantemente, está em obras - especialmente quando se torna sede de eventos esportivos. Foi assim nos Jogos Pan-Americanos em 2007, na Copa do Mundo de 2014, e agora, se preparando para os Jogos Olímpicos de 2016. Poeira, barulho, ruas interditadas, alteração no trânsito... coisas que, facilmente, nos fazem perder a paciência. Mas a gente se conforma porque sabe que, quando a obra acabar, vai ficar melhor. No começo e mesmo com o passar do tempo, parece que só tem poeira levantada, pedras e terra aos montes, buracos e tijolos, vergalhões e transtorno. Quem olha mais atento, porém, percebe que mesmo nessa bagunça toda, antes mesmo do final da obra, alguma coisa já começa a mudar...

Gosto muito de camisetas. Gosto das estampas das camisetas. Umas me fazem rir e eu gosto muito de rir; outras me fazem pensar, e eu também gosto de pensar. Sabe aquelas que têm coisas legais escritas? Pois é. Gosto muito. Dia desses, vi uma bem legal, mas bem legal mesmo. A estampa era de um canteiro de obras, cheio de ferramentas e andaimes, e uma placa dizendo “Em construção”. A legenda: “Tenha paciência, por favor; estou em construção e Deus ainda não terminou o trabalho comigo.”.

Tive vontade de ter uma assim; sete, aliás. Uma pra cada dia da semana. Pra usar todos os dias e deixar que todos saibam que eu estou em construção, para que tenham paciência, porque quando a obra acabar eu serei melhor.

Deus ainda tem muito trabalho pra fazer em mim e eu não sei quando essa obra vai terminar, mas aos poucos já dá pra perceber as mudanças. Quem passa correndo só vê a poeira levantada, os andaimes e alguns montes de terra e buracos; mas se olhar com atenção, vai ver que já existem os fundamentos, que a construção é uma espécie de monumento, porque, pela planta, dá pra notar que Ele não planejou pouca coisa, não.

Como acontece nas obras de qualquer cidade, construções implicam implosões, às vezes. Muitas vezes é preciso derrubar e destruir coisas que estavam há anos, ali, e colocar outras novas no lugar. Outras vezes, coisas que estavam escondidas recebem uma revitalização, e ganham o destaque que deviam ter desde sempre. É quando se passa a dar valor a algo que ninguém sequer notava... Como acontece nas obras de qualquer cidade, a nossa vida também passa por isso. Uma bagunça e um transtorno que exigem paciência.

Considere a possibilidade de que seu filho, seu vizinho, seu amigo, seu marido, seu pai e sua irmãzinha, sua avó, o seu amor, seu namorado, sua esposa, sua tia, a moça do mercadinho, sua prima, seu sobrinho, o moço da bilheteria, o frentista, o motorista, o tio da padaria, a freira do colégio, o padre que visitou a paróquia, o dono da boate ao lado da sua casa, os caras da faculdade, o zelador do seu prédio, o artista da tv, seu chefe, o pastor da igreja... considere a possibilidade de que eles também estejam, assim como eu, em construção. E tenha paciência.

Tenha paciência. Às vezes a obra demora. Mas, quando acabar, nós vamos ficar melhores do que somos hoje. Acredite!

"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la..." (Filipenses 1:6 - Bíblia - Nova Versão Internacional)

3 comentários:

  1. A obra é desagradável, dolorida as vezes, as vezes desnecessária aos nossos olhos... Mas, acreditando que Deus é o engenheiro e Mestre da obra, mesmo sem entender, confiaremos que será incrivelmente melhor o resultado...

    Paciência Pai, em abundância nos dê!!!
    Boa tarde mocinha ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Isa!
      Quando a gente pensa em obra dá até preguiça, mesmo que nem precise colocar a mão na massa... Mas toda casa fica melhor depois que um bom projeto está terminado. Toda cidade. Toda pessoa.

      Aqueles moços que levaram seu carro esta semana, Isa, também estão em construção... Paciência.
      ;)

      Excluir
  2. A obra é desagradável, dolorida as vezes, as vezes desnecessária aos nossos olhos... Mas, acreditando que Deus é o engenheiro e Mestre da obra, mesmo sem entender, confiaremos que será incrivelmente melhor o resultado...

    Paciência Pai, em abundância nos dê!!!
    Boa tarde mocinha ^^

    ResponderExcluir

O que você acha?