domingo, 13 de setembro de 2015

NO LIMITE

NO LIMITE 
(Por Airton Sousa)

“Qual é o seu limite?”
Esse era o título de um folhetinho que recebi, outro dia. “Quando chegamos ao limite, Deus chega com a providência. O limite de Moisés era o mar; Deus abriu”. O texto narrava outros exemplos e contava como Deus usou esses limites para manifestar sua glória. Eu parei no limite de Moisés, porque esse é um dos maiores e mais espetaculares eventos narrados na Bíblia. De um lado havia o mar; do outro, uma multidão enfurecida com Moisés; e logo mais adiante, os soldados inimigos...

Pense numa multidão desarmada, contra uma tropa bem preparada.
“Sem saída!”
“Sem chance!”
“Saímos do Egito para morrer no deserto.”
“Vamos morrer na praia.”
“Sabe lá o que é morrer de sede em frente ao mar?
“E ainda diz pra gente não ficar ansioso...”
E o coro, pedindo a saída de Moisés do comando: “Fora Moisés, fora!”.

O que não passou pela cabeça de ninguém era que Deus iria realizar uma obra espetacular naquele dia. Era algo S E N S A C I O N A L. De sensacionalista, mesmo. “Você agora quer me convencer de que Deus vai abri o mar pra gente passar? Tu tá de brincadeira comigo...” “Só em filme mesmo...”

Moisés estava calmo. Ele havia conversado durante a noite com Deus e já sabia que aquela seria uma manhã de milagres e livramento, mesmo parecendo impossível. E foi o que demonstrou, dizendo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o Senhor vai salvá-los... Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. Vocês não terão de fazer nada: o Senhor lutará por vocês.”.

Em outras palavras, ele estava dizendo mais ou menos o que minha mãe sempre me diz: “Fiquem quietos, pois a porta que Deus abre ninguém fecha”. Ou como sempre me lembra o meu irmão: “Deus nunca faz uma obra pela metade.”.
E o resto da história você pode acompanhar pela sua Bíblia, em Exôdo 14. Lá veremos as águas congelarem dentro do mar e uma nação de escravos marchar livre para a liberdade em terra seca e segura.

É Deus combatendo o nosso combate e lutando a nossa luta diária.
Nesses momentos de muito barulho, dos conflitos e das ameaças dos inimigos é hora de silenciar e lembrar-se destas palavras: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.”.

No meio do sossego e da confiança estará a nossa força neste dia. Se o seu limite para hoje é o mar vermelho, repouse o seu coração e veja as maravilhas que Ele reservou para hoje, pois “o Senhor pelejará por vós, e vos calareis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?