domingo, 16 de agosto de 2015

QUE VONTADE DE ORAR!

QUE VONTADE DE ORAR!
(Por Suzi)

Chico Buarque se tornou parceiro de Vinicius de Moraes por insistência do poeta. 1969 - Vini estava pondo letra em "Gente Humilde", o chorinho composto em 1952 por Aníbal Augusto Sardinha, que conhecemos como "Garoto".

"Faz dois versos...", pediu Vinicius; "... vamos virar parceirinhos.". 
E então, foi uma espécie de presente de compadre para Chico, num ano de exílio em Roma. Ele escreveu: "Pela varanda / flores tristes e baldias / como a alegria / que não tem onde encostar." Conta Humberto Werneck que Chico, em seguida, confessou que nem sabia o que tinha querido dizer com os versos. Mas Vinicius o incentivou. Vinicius entendia das coisas...

Eu choro todas as vezes que ouço essa música. Talvez Chico não soubesse o que queria dizer com seus versos. Mas, quem os ouve, compreende. Essa música me parte o coração. 
É... "Que vontade de chorar!"

Tem certos dias
Em que eu penso em minha gente
E sinto assim
Todo o meu peito se apertar
Porque parece
Que acontece de repente
Como um desejo de eu viver
Sem me notar
Igual a como
Quando eu passo no subúrbio
Eu muito bem
Vindo de trem de algum lugar
E aí me dá
Como uma inveja dessa gente
Que vai em frente
Sem nem ter com quem contar

São casas simples
Com cadeiras na calçada
E na fachada
Escrito em cima que é um lar
Pela varanda
Flores tristes e baldias
Como a alegria
Que não tem onde encostar
E aí me dá uma tristeza
No meu peito
Feito um despeito
De eu não ter como lutar
E eu que não creio
Peço a Deus por minha gente
É gente humilde
Que vontade de chorar


Você sente também uma vontade de chorar?
E você, que crê, também tem pedido a Deus por sua gente?
A oração intercessora é aquela que a gente faz para o benefício de outros. Neste domingo, lembre-se de pedir a Deus pelos que sofrem, pelos que estão sem esperança, pelos que estão sem ter o que comer e beber, e também pelos que sorriem, mesmo quando tudo o que têm são motivos pra chorar, pelos que trazem a alegria no peito, mesmo sem nem ter com quem contar...  pelos que têm fé no coração mesmo quando tudo parece perdido.
Peça a Deus por sua gente.
Cante a música de Aníbal Augusto Sardinha, Chico e Vinicius, e ao final troque os versos...:
"Que vontade de orar...".

Ore por alguém, neste domingo. 
Oremos uns pelos outros.
E tenhamos todos um dia abençoado!

________________________________________

Referência:

Chico Buarque - Tantas Palavras - Todas as Letras (Edição revista e ampliada de CHICO BUARQUE: LETRA E MÚSICA) – Reportagem biográfica: Humberto Werneck. Companhia das Letras, 2006, p. 117.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?