sexta-feira, 26 de junho de 2015

UM DIA VOCÊ ACORDOU E SÓ HAVIA POEIRA




UM DIA VOCÊ ACORDOU E SÓ HAVIA POEIRA
(Por Denize Vicente)

Nas últimas noites eu tenho pensado sobre planos... Deitada na minha caminha, "em paz com a vida, e o que ela me traz, na fé que me faz otimista demais..." 1, fiquei pensando que não sei viver sem um projeto, não sei viver sem emoções. Não sei meramente viver os dias, um de cada vez, sem ter objetivos de curto, médio e longo prazo. É como se eu estivesse jogando fora, um a um, todos os meus dias... Fazer planos é importante demais, pra mim; submetê-los à apreciação Superior e colocá-los em prática são etapas igualmente fundamentais. Gosto de sonhar, planejar, ter minhas utopias, alcançar as metas que estabeleço, superar os desafios, não desistir, vencer... e tudo isso sem perder a graça, o riso, a alegria e a emoção pelo caminho. Mas nem sempre tudo funciona direitinho, como a gente queria...

Há algumas semanas tenho pensado nas coisas que me faltam, na vida. Talvez a gente gaste tanto tempo trabalhando que não tenha mais tempo pra sonhar... Ou gaste tempo demais se divertindo ou “se matando”, no presente, que não se lembre de fazer planos. Às vezes os deixamos de lado, pensando que é só por um momento, e quando nos damos conta, estão lá: sonhos e planos totalmente empoeirados. Um dia você acorda, e quando vê... só existe poeira.

Hoje, meu texto é para lembrar a você que é tempo de trazer de volta o otimismo, a certeza, o desejo, a esperança, qualquer espécie de "chama", que dê vida aos seus dias. Planeje de novo. Sonhe sonhos que você possa alcançar com certa facilidade, e outros mais difíceis, que sejam um desafio. Planeje-se para daqui a dez anos. O que você gostaria de estar fazendo daqui a dez anos? Faça planos para daqui a seis meses. Faça planos para hoje à noite, e outros para amanhã de manhã...

Daqui a pouco é sábado, dia mundial da alegria. Dia de reacender as chamas que por acaso estavam apagadas dentro da gente. Dia de sorrir aquele sorriso largo, de visitar um amigo, trocar palavras de carinho, dia de ouvir piano, tocar violão, declamar poesia... cumprimentar um desconhecido, cantar de peito aberto, dia de deitar na grama, rolar na areia da praia, descansar, sentir, respirar fundo, ouvir alguém que precisa desabafar, dar um tanto de alimento a quem tem fome, fome de pão, de paz, de companhia, de atenção...

Faça os melhores planos. E depois, faça o seu melhor para colocá-los em prática. E se for tentado a desanimar, escolha a maneira certa de lidar com a situação; comece de novo, lembrando que “tudo é uma questão de momento”, como diz Alessandra, minha “BFF” 2. Afinal, diz-se, e muito bem dito: "tudo o que dá prazer dura só um momento; tudo o que nos aflige é só por um momento; somente o que é eterno tem importância".
Acorde. Tire a poeira dos seus sonhos. E faça seus melhores planos para as coisas eternas.

clique na imagem para ampliar



Referência:

1-    Emoções – Roberto Carlos e Erasmo Carlos – Disponível em http://www.robertocarlos.com/br/music/roberto-carlos-pra-sempre-ao-vivo-no-pacaemb%C3%BA/emo%C3%A7%C3%B5es – Acessado em 16.06.2015
2-    “BFF” – expressão em Inglês que significa: Best Friend Forever – em Português, Melhor Amigo(a) Para Sempre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?