quarta-feira, 17 de junho de 2015

TABUADA



Tabuada
(Por Eduardo Santos)

“O homem é produto do meio”¹ e “A existência precede a essência”² são frases que costumamos ouvir nas aulas de filosofia no Ensino Médio. Desconsiderando alguns conceitos baseados em uma visão humana limitada, pode-se dizer que elas dizem a mesma coisa: aquilo que entendemos sobre como o ser humano é construído a partir do que se encontra a sua volta. A realidade desse fato é o que explica a formação de grupos com suas respectivas identidades, atualmente e no passado.

Digo isso com grande certeza, pois sei do que estou falando! Eu me enquadro em um enorme grupo desses. Seus membros são identificados onde quer que estejam, pois têm características bem peculiares. Estou me referindo ao grupo de ex-alunos do Colégio Pedro II.

Esse grupo exemplifica bem a definição das frases citadas acima; afinal, estudar no Pedro II, digo, viver lá dentro, torna o aluno inconfundível, pois “o Pedro II é um estado de alma”.³ Algumas pessoas comentam sobre a magia do Colégio Pedro II; não é algo para se entender, mas para se sentir. Aliás, alguns sentem até demais, não conseguindo conter as lágrimas ao ouvir o hino do colégio.

Há quem diga que isso é loucura, há quem simplesmente estranhe e também há quem inveje essa condição, caso de Nelson Rodrigues. O fato é que o aluno ou ex-aluno do Pedro II é um ser diferente. Como dizia Nelson Rodrigues, “os outros brasileiros deveriam aprender a rir com os alunos do Pedro II”.3

É quase impossível não manter acesa a chama que arde dentro do coração de uma figura dessas, uma vez que em todo lugar se encontra um louco desses que aproveita a hora de cantar parabéns em festas para recordar os bons momentos de CPII cantando algo que, atualmente, talvez simbolize mais o aluno do Pedro II do que o próprio hino do colégio: a Tabuada. Para aqueles que não conhecem, não é uma mera sequência de multiplicações; é um emblema que eu não deixaria de colocar aqui, aproveitando esta oportunidade para reviver momentos que passei:

Tabuada4
- Ao Pedro II, tudo ou nada?
- Tudo!
- Então, como é que é?
- É tabuada!
- 3 x 9, 27
- 3 x 7, 21
- menos 12, ficam 9
- menos 8, fica 1.
- Zum, zum, zum,
- Paratimbum,
- Pedro II!

Saudosismo à parte, todos nós vivemos em um enorme grupo - somos seres humanos -, estando expostos ao que encontramos pelo nosso vasto mundo. Coisas que nos moldam de acordo com os padrões do mundo. Afinal, somos produtos do meio! Mas em relação a isso, Jesus pede ao Pai por nós, seus seguidores, em sua oração sacerdotal. E diz assim sobre nós: “(...) eles estão no mundo. (...) Não são do mundo, como eu do mundo não sou.” (João 17:11 e 16).

Assim como Jesus, pertencemos a outra pátria. Em outras palavras, não devemos permitir que o mundo imprima sua identidade em nós. Paulo, inspirado por Deus, nos aconselha: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).

Sobre a vontade de Deus, encontramos em Levítico 20:26: “E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.”. A santidade da qual se fala, não é aquela apregoada por algumas igrejas, mas, sim, escolher ser separado para um propósito; e, nesse caso, Jesus apresenta tal propósito: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17). O desejo de Cristo é que escolhamos cumprir os preceitos apresentados na Bíblia.

Quando permitirmos que essa transformação seja feita em nós, seremos seres diferentes. E, então, quando isso acontecer, parafraseando Nelson Rodrigues, os outros seres humanos deverão aprender a viver conosco!

______________________________________
Referências:
1-    Moraes, J. B. L. Homem, produto do meio, produto dos homens. Disponível em: <http://jblm.com.br/homem-produto-do-meio-produto-dos-homens/. >. Acessado em: 19/05/2015.
2-   KARL MARX (e a critica à consciência moderna). Disponível em: <http://celitomeier.com/anexos/OuvindoVozesEspirito.PDF.>. Acessado em: 19/05/2015.
3-    RODRIGUES, N. À sombra das chuteiras imortais  O Globo, 29/09/63. Disponível em: <https://blogdoguilhermedecarvalho.wordpress.com/2010/12/22/nelson-rodrigues-ve-o-colegio-pedro-ii/>. Acessado em: 19/05/2015.
4-    Tabuada. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/ocolegio/hino.htm>. Acessado em: 19/05/2015

2 comentários:

  1. Adorei a homenagem ao Pedro II! Não conhecia essa frase de Nelson Rodrigues. A adaptação do final foi perfeita!

    Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha. Eu sabia que iria pintar um comentário seu por aqui quando terminei de escrever o texto. Muito obrigado pelo elogio! Foi muito bom relembrar meus momentos lá também.

      Excluir

O que você acha?