domingo, 17 de maio de 2015

LONGANI... O QUÊ?




LONGANI... O QUÊ?
(Por Lucileide Santos)

LONGANIMIDADE. Lembro-me de que em minha infância nunca consegui pronunciar essa palavra, e por mais que minha mãe insistisse em me corrigir, ainda assim eu tinha dificuldade.  O primeiro contato que tive com a longanimidade foi ao aprender sobre os frutos do espírito. Não que eu só tenha presenciado o primeiro ato longânime quando aos seis anos aprendi sobre esses dons, mas passei a saber como o chamavam quando aprendi uma canção no ”Clube de Aventureiros”1. 

Longanimidade, segundo o dicionário, é firmeza de ânimo, coragem. Apesar de o dicionário nos apontar para esses significados, sempre utilizo seu sinônimo, que é “paciência”. Paciência é algo escasso no mundo contemporâneo. Ter sensatez e tolerância para tratar de uma situação não é algo que vemos com muita frequência.

Quando penso em um exemplo de alguém com essa característica lembro-me de Jairo, o chefe da sinagoga, que além de possuir grande paciência também demonstrou grande fé. O que nos proporciona a capacidade de esperar com paciência no Senhor é a nossa fé. A certeza que temos de que nosso Deus não falha.

Jairo procurou Jesus para que curasse sua filha, que estava morrendo, mas no caminho para casa, enquanto passavam por uma multidão, Jesus sentiu que foi tocado e que dEle saiu poder. Ao questionar a multidão, apresentou-se uma moça que também precisava de ajuda. Jesus a curou, conversou com ela... e Jairo o apressou? Não! Esperou pacientemente. Ele ainda estava esperando quando um dos seus empregados o avisou que sua filha havia morrido. Mas Jairo não se abateu; continuou a esperar com paciência por um milagre. Ao chegar à casa, Jesus curou a menina e Jairo teve sua espera compensada.

Quando estamos ansiosos ou necessitados de que algo aconteça, costumamos não ter paciência, e muitas vezes sentimos dificuldade de esperar no Senhor; acabamos tentando com nossos esforços, do nosso jeito, e assim vamos perdendo a maravilhosa ação de Deus em nossa vida. Mas se nos rendermos a Deus, seu o Espírito Santo nos capacitará para que ajamos como Jairo.

Que Deus abençoe seu domingo.




Referência:
1- O “Clube dos Aventureiros” é, oficialmente desde 1991, um programa mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, específico para crianças menores de dez anos, mas a ideia surgiu em 1972, Washington (EUA), com um programa voltado para esse público, sob a direção de Carolee Riegel. Com o objetivo de “facilitar à criança partilhar sua fé, se preparar para esta vida e para a vida eterna”, o plano piloto do Clube de Aventureiros foi iniciado em 1990 nos Estados Unidos, na Divisão Norte Americana e no ano seguinte, em 1991, a Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia o autorizou, como programa mundial, estabelecendo seus objetivos, currículo, bandeira, uniforme e ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?