domingo, 24 de maio de 2015

BONDADE. SE VOCÊ NÃO TEM, VOCÊ NÃO ESTÁ COM NADA!



BONDADE. SE VOCÊ NÃO TEM, VOCÊ NÃO ESTÁ COM NADA!
(Por Lucileide Santos)

Nossa infância nos reserva muitas lembranças. Nas minhas lembranças mais carinhosas da hora de dormir está uma caixa! Isso mesmo... uma caixa cheia de livros que minha mãe lia todas as noites para mim. Essa é a herança que meus filhos e netos receberão. =)

Bem, o que será que pode ter de tão especial em uma caixa de livros “velhos”? Ah, aí é que está o meu segredo! Não são apenas livros, mas tesouros inesquecíveis. Não sei quantos de vocês chegaram a conhecer uma série de livros chamada “Valores para a vida”. Eu conheci e amei!  São livros que nos ensinam em uma linguagem infantil e prática, porque são direcionados para o público infantil, comportamentos positivos que levaremos para toda a vida. Coisas como honestidade, amizade, consideração, responsabilidade, justiça, alegria, bondade etc.

O título do livro, dessa série, que seguro neste momento em que redijo este texto, com o maior sorriso do mundo, é: BONDADE. Quero compartilhar um pouquinho dele com vocês:

“O que é bondade?     
Bondade é cobrir meu amigo com o meu guarda-chuva, mesmo que eu me molhe um pouco.
Bondade é ajudar meu avô a juntar as folhas secas do quintal, mesmo que ele não peça.
Ou levar um copo de suco para o papai quando ele está com calor.
Dizer ‘obrigado’ à professora quando ela conta uma história, isso é bondade.
Bondade é abrir a porta para uma pessoa que está com as mãos ocupadas.”

Essas são maneiras simples de ser bondoso. A bondade é um dos frutos do espírito e tem tudo a ver com o comportamento de um verdadeiro seguidor de Cristo. Jesus saudou os pecadores, os ladrões e as prostitutas. Tratava os grupos minoritários com dignidade e bondade.

Gramaticalmente, bondade é um substantivo abstrato. Do latim bonidate, é a qualidade de quem tem boa índole. Bem, é aí que está o problema, meu querido leitor. Como ter boa índole e sentir vontade de praticar atos de bondade se sabemos que em nós não há nenhum bem? Thomas Hobbes nos confirma esse fato com suas célebres palavras “o homem é o lobo do próprio homem”. Nesse conceito denominado “estado de natureza” Hobbes nos demonstra que os homens são capazes de todas as coisas, e para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las.

Conforme o autor, os homens são maus por natureza, pois possuem um poder de violência muito grande. Apesar de Hobbes ter razão quando diz que nos homens por si sós não existe bondade, ele não contava com a sabedoria e a onipotência de nosso grande Deus.  Somos maus, pois já nascemos em pecado, mas Deus em sua misericórdia nos oferece um novo caminho. O caminho da bondade, da mansidão, da alegria, da paz etc.
A bondade traz felicidade a todos. Você conhece outra maneira de ser feliz?

Deus nos oferece hoje um novo caminho, uma nova chance de nos transformarmos em novas criaturas. O que você está esperando? Vamos nessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?