sexta-feira, 17 de abril de 2015

DEDIQUE-SE AO AMOR


DEDIQUE-SE AO AMOR
(Por Denize Vicente)

Você já ligou pra um amigo só para não dizer nada??
Na minha estante está Mario Prata - Minhas Mulheres e Meus Homens, livro lançado em 1999, no qual Mario Prata conta histórias de amor, amizade, aventura, paixão e medo. Ele abriu sua agenda de telefones (com quase 600 nomes) e começou a escrever uma coisinha qualquer que havia vivido com cada uma daquelas pessoas...
Repare no que ele conta de Antônio Abujamra, aquele diretor de teatro que apresentava o programa “Provocações”, na TV Cultura:
Desde 74, há 25 anos que o Abu me dá dois tipos de telefonemas:
a:
- Prata?
- Abu?
- Sabe o que eu tenho pra te dizer? Nada! Tchau.
- Tchau.
b:
- Prata?
- Abu?
- Estou ligando pra te dizer que te amo. Tchau.
- Tchau.
Ao ler essa história, no que é que você pensa? Pensa nas oportunidades aproveitadas ou naquelas desperdiçadas?  Chances que a gente tem de demonstrar sentimentos de carinho por quem ama podem ser aproveitadas até mesmo com um telefonema com “nada pra dizer”.  Encontros pessoais, quando você se senta por alguns instantes com seus amigos, com sua família, seus amores, apenas para sorrir um pouco, comer um bolo de cenoura e beber um suco da sua fruta preferida... são momentos impagáveis que vão ficar gravados na memória e que farão a diferença na vida da gente!

Ultimamente, as pessoas têm substituído o calor da voz e o brilho do olhar pelas mensagens escritas no WhatsApp e no Facebook, muitas vezes pouco originais e quase sempre copiadas e compartilhadas. Quantas vezes você terminou desejando Feliz Aniversário a um amigo pelas redes sociais, mesmo quando poderia fazer isso pessoalmente ou com um telefonema carinhoso? Demonstrações de carinho e amizade têm se tornado bem impessoais e apenas “mais práticas”, com a evolução tecnológica; com isso, deixamos de nos dedicar uns aos outros... perdemos um pouco da arte de cultivar o amor fraternal.

Gestos simples e criativos, como o de Antônio Abujamra, abraços apertados, um olhar de cumplicidade... É importante não esquecer que o amor deve ser cultivado e que precisa de dedicação. O toque das mãos, o calor de um abraço apertado, o som de uma risada misturado às palavras faladas, tudo pode servir para enfatizar o amor.

Paulo, um dos personagens bíblicos que mais admiro, deixou um mesmo recado em duas cartas que escreveu – uma para os hebreus e outra para os romanos. Ele disse: “Seja constante o amor fraternal” (Hebreus 13:1) e “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal”. (Romanos 12:10). Acho que se vivesse nos dias de hoje Paulo daria o mesmo recado, e usaria a hashtag “#ficaadica”, porque talvez percebesse o que eu e você já percebemos também, embora estejamos fazendo muito pouco para mudar essa realidade: a internet está aproximando as pessoas que estão distantes e distanciando as pessoas que estão próximas...

Dedique-se às suas amizades, aos seus amores. Seja mais intenso e criativo ao demonstrar amor. Mais abraços e menos mensagens de texto. Mais risadas e gargalhadas ao vivo e menos “rsrsrsrsrs” e “kkkkkk”. Ligue pra alguém, hoje, mesmo que seja pra não dizer nada. Porque nosso amor precisa ser constante e dedicado.

4 comentários:

  1. Gostei da tua análise: "a internet está aproximando as pessoas que estão distantes e distanciando as pessoas que estão próximas...".

    Gostei ainda mais da tua proposta, de telefonar pra alguém ainda hoje. Vou ligar pra um tio querido. Hoje é aniversário dele. Vou fugir do facebook para desejá-lo um feliz aniversário.

    E o diálogo entre o Abu e o Prata é demais! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leio hoje, entristecida, a notícia da morte do Abujamra...
      [http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/04/corpo-de-antonio-abujamra-sera-velado-no-teatro-sergio-cardoso.html]

      Tenho certeza de que o Mario Prata jamais esquecerá aqueles momentos impagáveis, daquelas ligações telefônicas.

      Tomara que a gente marque também positivamente a vida de alguém, todos os dias....

      Excluir
    2. Leio hoje, entristecida, a notícia da morte do Abujamra...
      [http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/04/corpo-de-antonio-abujamra-sera-velado-no-teatro-sergio-cardoso.html]

      Tenho certeza de que o Mario Prata jamais se esquecerá daqueles momentos impagáveis, daquelas ligações telefônicas.

      Tomara que a gente marque também positivamente a vida de alguém, todos os dias....

      Excluir
    3. Gosto de passear aqui pelo blog e rever os comentários. Hoje, 03/05/2015, me surpreendi com isso aqui.

      Mas tenho certeza que marcamos a vida de alguém, diariamente! Não tenho dúvida nenhuma!

      Excluir

O que você acha?