sexta-feira, 13 de março de 2015

SOBRE CRIANÇAS, ALEGRIA E MAR



SOBRE CRIANÇAS, ALEGRIA E MAR
(por Denize Vicente)

Por volta das dez e pouco da manhã, e de repente, chegam mais ou menos umas dez ou doze crianças, na praia, acompanhadas de um só adulto. Até agora não sei se eram de alguma escolinha de futebol, se eram de algum instituto, mas sei que não eram todos irmãos, assim, de sangue. Uns loirinhos, outros morenos, negros, mulatinhos, todos de short, todos sorridentes. A idade devia variar entre 8 e 15 anos, talvez.

Chegaram soltos, leves, mas organizados, numa boa e naturalmente. Via‑se que estavam animados, sorridentes, curtindo. Conversavam animadamente. Arrumaram as bicicletas uma ao lado da outra, na areia, e saíram correndo pro mar, sem jogar areia em ninguém, mas correndo, saltando, impressionantemente felizes. Naquele exato momento eu tive a certeza de que aquela cena já fazia valer o meu dia!

O adulto que acompanhava os meninos, um rapaz, de uns 28/30 anos talvez, negro, alto, cara de gente boa, camarada, ficou ali em pé, ao lado das bicicletas, enquanto as crianças se divertiam no mar. Ele apenas olhava, cuidando de longe, atento. Sem cara de mau, tinha um ar meio que de “protetor”.

Fiquei observando. Percebi que o moço não deu nenhuma instrução antes de os meninos se dispersarem. Canso de ver os pais gritando com seus filhos, na praia, ou mesmo advertindo‑os, repetida e carinhosamente (ou não), para que tenham cuidado no mar, para que não joguem areia em ninguém, para que não briguem, não fiquem pedindo pra comprar as coisas e tal. Mas o rapaz não deu nenhuma ordem e eles todos sabiam exatamente como fazer, para ter u'a manhã divertida, na praia.

Cerca de uma hora, uma hora e meia depois, os meninos já estavam indo embora. Na verdade, quando eu olhei ‑ e as bicicletas estavam perto de mim ‑ já nem vi mais ninguém. Foram tão discretos, na hora de ir, que eu nem percebi quando se foram... Mas a alegria deles ficou irradiando pela praia até o cair da tarde.

Fico pensando que às vezes deixamos de aproveitar as oportunidades de nos sentirmos bem, unicamente porque não estamos atentos. Algumas bênçãos, na vida, nos chegam de forma reflexa. Da alegria daqueles meninos eu lembro até agora; e ainda sinto uma espécie de bem-estar, só por ter presenciado aquela cena.

Chorar com os que choram não é tão complicado; um pouco de solidariedade humana pode ser suficiente para sentir a tristeza de alguém como se fosse a sua. Mas por que se alegrar com os que se alegram parece às vezes tão difícil? Enquanto me recolho, triste, porque alguma coisa não vai bem na minha vida, eu perco a chance de encontrar por aí motivos para me sentir melhor. “Alegrem‑se com os que se alegram...”, #ficaadica, disse Paulo[1]. Olhe ao seu redor. Procure o sorriso de uma criança, inspire-se com a alegria de alguém, sinta como se fosse sua a felicidade do outro e então tenha bons dias!


[1] Referência:
Romanos 12:15 - NVI

3 comentários:

  1. Bom dia, tem uma música da Rita Lee, assim: "Alegria alheia incomoda", pura verdade, por isso gostei muito da dica de hoje: Devo aprender a me sentir feliz com a felicidade alheia também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Amigão... Alegria contagia. Mas quando é a dos outros parece que é doença e as pessoas saem de perto, ou simplesmente não reparam...

      Excluir
  2. Semana passada fui ao Shopping Nova América e um garoto de rua me pediu ajuda. Eu ignorei e ele falou "vai negar o pedido de um humano?". Não sei se aquele garoto costuma usar esse artifício pra amolecer o coração das pessoas, mas nunca mais vou me esquecer daquela pergunta.

    ResponderExcluir

O que você acha?