quarta-feira, 11 de março de 2015

PAREI DE BRINCAR...


PAREI DE BRINCAR...
(Por Luiz Eduardo Santos)

“Disse Deus: ‘Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos,
e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra’. E assim foi.
Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas.”
(Gênesis 1:14-16).

Enfim, quarto dia da semana da criação, momento de vermos surgirem os grandes astros que abrilhantam nossos dias e noites. Mais do que criar e posicionar corpos celestes, ou mesmo tornar os já existentes astros visíveis ao nosso mundo, como alguns acreditam, Deus os usou para definir a divisão das estações, dias e anos, ou seja, nos deu de presente um relógio natural!

Vamos passar a enxergar da forma que vemos hoje, quero dizer, dar os nomes que conhecemos. O texto fala de um astro maior para governar o dia, este é o que conhecemos como Sol. Fala também de outro menor para a noite, esta é a Lua, e estrelas. No linguajar atual, poderíamos dizer que foram feitos estrelas e um satélite para a Terra, uma vez que se entende o Sol como uma estrela e a Lua como satélite.

Confesso que me senti tentado a falar sobre a luminosidade e brilho das estrelas por estarmos falando do Sol; já perdi as contas das vezes que viajei nesse assunto tão psicodélico. Mas farei o maior esforço possível para suportar a tentação e prosseguir por outro caminho!

Fico até sem palavras pra dizer quão fantástica foi essa criação divina. Pensando nos mínimos detalhes, até a distância que estamos do Sol, mesmo sendo variável, foi milimetricamente calculada, senão morreríamos congelados, ou queimados. Isso me impressiona, e muito, mas o que mais mexe comigo é o funcionamento dessa imensa estrela que compreende 99,86% da massa do sistema solar.
Eu tentei! Foi mais forte do que eu imaginei, mais forte do que eu...
Vou pincelar bem rapidinho!

O Sol é nada mais, nada menos, do que uma enorme usina nuclear, a maior que já vi, mas não a maior de que ouvi falar. Sim, você não está ficando maluco, eu disse isso mesmo! O processo de produção de energia do sol é exatamente o mesmo, não com os mesmos “ingredientes” (reagentes, para eu não ficar me sentindo mal). Somando um total de 50 000 000 GW/s (na linguagem da Light ou de qualquer concessionária de energia, 139000000000kWh). Fala sério... acho que eu não uso isso tudo nem na minha vida inteira! Faz nossos apagões parecerem piada e ainda nos gabamos de ter essa energia alternativa, sendo que começamos a usá-la só em meados do século XX.

Essa foi uma criação fascinante mesmo. Produz calor, luz, auxilia na manutenção da vida de várias formas etc., mas lembre-se: “O ministério da Saúde adverte que tomar sol fora dos horários indicados faz mal à saúde!”.

“E Deus viu que ficou bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.” (Gênesis 1:18-19).

Referências:
·         http://www.astro.iag.usp.br/~maciel/teaching/artigos/elementos/elementos.html

4 comentários:

  1. Realmente, as obras criadas no quarto dia são fantásticas.Mas fantástico ainda é o arquiteto que planejou e calculou tudo isso, milimetricamente.
    É ai, que eu canto "Grandioso és Tu, Grandioso é Tu".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achamos fantástico o pouco que conhecemos agora, imagina quando finalmente conhecermos mais!

      Excluir
  2. E você nem chegou a mencionar sobre os outros sóis que existem no Universo, ainda maiores do que o Sol do nosso sistema solar. Essa "usina nuclear" foi feita na medida, em tamanho e intensidade de radiação. E foi tudo criado pelo poder da palavra. Hebreus 11:3

    Deus é um poeta e declamou todo o Universo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através dessas obras criadas, podemos enxergar a grandeza deste Criador que se preocupou em criar, mas também em adequar às nossas necessidades.

      Excluir

O que você acha?