terça-feira, 24 de março de 2015

PAPO DE BOLA


PAPO DE BOLA
(Por Airton Sousa)

O futebol é um dos meus temas e assuntos favoritos, e uma das coisas que mais gosto no futebol é quando há cobrança de pênaltis. O momento que mais me impressiona é aquele instante em que o batedor e o goleiro se encaram até o juiz apitar. Se o goleiro já conhece o batedor, provavelmente sabe que o atacante chutará do lado esquerdo. Mas se o batedor sabe que o goleiro sabe, chutará do lado direito. Que drama filosófico, não é mesmo?

Já viu alguns goleiros e batedores orando ou rezando antes da cobrança do pênalti?

Às vezes acertam, às vezes erram. Mas o que acerta sai para a comemoração com as mãos apontadas para o alto, repetindo o grande gesto do goleiro Taffarel na Copa do Mundo de 1994. Não é mesmo emocionante?


Muitas vezes sofremos do medo da cobrança dos pênaltis. Quando vemos um problema grande pela frente, ficamos apreensivos na hora de escolher o canto para pular. É a hora em que você precisa orar e agir. Mas o que você precisa entender é que existe o momento de orar e o momento de agir; a confusão acontece porque muitos de nós oramos na hora de agir e agimos na hora de orar.

Colocando Deus em primeiro lugar na sua vida, você saberá a hora certa de agir e escolher o canto certo para pular e tentar defender; mas todas as vezes que você tentar adivinhar sozinho o canto certo, pensar demais e agir de menos, correrá o risco de falhar. “Todo atleta em tudo se domina: aqueles, para alcançar uma coroa corruptível: nós, porém, a incorruptível” (I Coríntios 9:25)

Na próxima vez em que você estiver envolvido numa cobrança de pênalti, lembre-se que ninguém está sozinho neste mundo. Você não está sozinho. Existe uma grande torcida. E torcedor quer gol ou uma grande defesa.

Se você é o goleiro, não tente adivinhar o canto em que o batedor vai chutar. Simplesmente entregue seu caminho ao Senhor, confie nEle e Ele tudo fará. E faça a defesa. Se você é o batedor e sabe que o goleiro sabe de que lado você vai chutar, simplesmente busque, em primeiro lugar, o Reino de Deus, e todas as demais coisas serão providenciadas (Lucas 12:31). E meta a bola bem no meio do gol.

4 comentários:

  1. Você sabe que eu AMO futebol... E de vez em quando há umas cobranças de pênalti na minha vida, que vou te contar...
    A torcida faz toda a diferença. E saber em que time eu jogo é fundamental! A camisa que a gente veste dá responsabilidade e força, na hora da decisão.

    (Quem é Flamengo sabe... rs)

    ResponderExcluir
  2. Cara, adorei a analogia com a cobrança de pênalti. Sensacional!

    ResponderExcluir
  3. "Mas o que você precisa entender é que existe o momento de orar e o momento de agir"...Temos o costume de atropelar tudo, não é mesmo? Oremos mais a Deus e se for pelos motivos certos, Ele nos ouvirá .

    "Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor ; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:11-13

    ResponderExcluir

O que você acha?