segunda-feira, 2 de março de 2015

NO FINAL TUDO DÁ CERTO


NO FINAL TUDO DÁ CERTO
(Por Sérgio Mafra)

Uma das coisas que mais admiro no ser humano é a resiliência, ou seja, nossa capacidade de superação. A mim impressiona o fato de em meio às dificuldades da vida, quando parece que não vamos ter forças para seguir avante, conseguirmos emergir dos problemas, muitas vezes mais fortes do que quando neles entramos.

Quando a primeira grande guerra mundial terminou, os alemães estavam em posição de derrota e humilhação. Podemos somar a isso as pesadas exigências impostas pelos vencedores com o Tratado de Versalhes, assinado em 1919. Nesse tratado, composto por mais de 400 artigos, os alemães assumiam não só a culpa pelas ações militares mas também o pagamento de vultosas indenizações, assumindo, ainda, obrigações ligadas à reparação territorial e à limitação militar (redução significativa de seu poder bélico, por exemplo), dentre tantas outras.

Quase 100 anos depois e após mais uma derrota bélica, tive a oportunidade de conhecer a Alemanha. Caminhar por suas ruas é caminhar em parte da História mundial contemporânea. Seus prédios, monumentos, igrejas, e o famoso muro de Berlim (sim, ainda existem partes de pé), trazem algumas marcas do que aquele país passou ao longo de muitos anos. Este texto não tem a pretensão de discutir os méritos ou deméritos do povo alemão ao longo das grandes guerras nem de julgar se sua punição foi ou não apropriada, mas de constatar que essas pessoas são mais um exemplo vivo, e bem atual, de como podemos superar obstáculos (assim como o caso dos judeus, japoneses...). Alguns denominam a Alemanha de hoje como a locomotiva de uma Europa mergulhada em crise e desemprego. Ainda há muito que ser reconstruído, mesmo tantos anos depois e em plena capital, mas talvez essas marcas expostas e abertas façam com que os alemães tenham ainda mais gana de construir um país melhor.

Voltando aqui para a minha e a sua vida, onde provavelmente também conhecemos de perto histórias de pessoas que superaram grandes obstáculos, podemos entender melhor como essa superação se dá. Talvez uma doença imprevista pronta para destruir tantos sonhos e planos. Uma crise financeira capaz de tirar o chão do mais aplicado pai de família. Quem sabe um vício que destroi relacionamentos. Ou mesmo a morte prematura de um filho em um acidente, a ser enfrentada por u’a mãe, que, ao final, transforma essa perda numa oportunidade de ajudar outras pessoas...

Um grande pastor, e amigo meu, costuma dizer umas palavras que guardo sempre no meu coração e na mente, ao me ver diante de pequenos e grandes desafios: “No final tudo dá certo. Se não deu certo ainda é porque não chegou no final, pois no final, tudo sempre dá certo”. Não precisamos enfrentar sozinhos os obstáculos e, mesmo que eles pareçam nos vencer, aos olhos humanos, não esqueçamos que no final tudo dará certo e não haverá mais choro, só alegria e paz.

Feliz semana!

3 comentários:

  1. Recomeçar não é fácil... Seguir até que chegue o final, confiando q no final tudo dará certo, é, igualmente, difícil.
    É para os fortes. E "quando sou fraco, então é que me faço forte".

    ResponderExcluir
  2. Eu vivo de esperança, eu vivo de saber que amanhça será um novo dia e que no final tudo dará certo.
    Bela mensagem. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Uma vez ouvi que um tropeção às vezes é muito válido, porque te joga pra frente.

    ResponderExcluir

O que você acha?