sábado, 7 de março de 2015

MARAVILHA NO MUNDO


MARAVILHA NO MUNDO
(Por Jackson Valoni)

Já conversei algumas vezes com minha noiva sobre a vontade de conhecer várias partes do mundo. Brinco com ela que nossa lua de mel poderia ser em Paris, Bangkok, Istambul, Polinésia Francesa ou São Pedro da Aldeia (cidadezinha pacata na região norte do Rio de Janeiro). Ultimamente, com os preparativos do casamento, o dinheiro está tão limitado que São Pedro da Aldeia, pra nós, está valendo como Cancun.

Em abril de 2014 fiz uma viagem um pouco exótica. Conheci Israel e seu país vizinho, Jordânia. Foram 15 dias percebendo que não falo inglês tão bem assim; exercitando o ouvido pra compreender o inglês dos israelenses e jordanianos com o característico sotaque nativo (eles devem ter sentido o mesmo comigo); comendo falafel e matzot; esbarrando com vários brasileiros; ouvindo pessoas falando em hebraico e árabe; perdendo alguns preconceitos, criando outrosaproveitando imensamente aquele mundo totalmente novo pra mim.

Pouco antes dessa viagem, foi acrescentada no roteiro a visita a Petra, na Jordânia. Perdoem-me a ignorância, mas nunca tinha ouvido falar nesse lugar. Petra é uma cidade enorme, com registros fascinantes de um reino extinto chamado Nabateu que existiu naquela região por cerca de 2000 anos até a chegada dos romanos no início do século II d.C. Totalmente esculpida sobre a pedra, esse lugar tem o carinhoso apelido de “cidade rosa” devido à coloração predominantemente rosada que invade todo o ambiente. Petra também é uma das Maravilhas do Mundo Moderno.

Parece que às vezes não existem adjetivos ou interjeições suficientes pra traduzir a emoção que sentimos quando somos premiados com alguma atração fora dos padrões.  Tento imaginar como as pessoas reagiam quando viam Jesus fazendo milagres. Em certa ocasião, Jesus acalmou uma tempestade com o som da Sua voz. O relato mostra que as testemunhas daquele evento incomum ficaram maravilhadas (Marcos 4:39 e Mateus 8:27). Talvez essa seja mesmo a melhor palavra que indique o sentimento de alguém ao admirar um feito tão extraordinário: Maravilha! 

Salmo 17:7 indica a maravilhosa bondade de Deus. Salmo 86:10 afirma que Deus opera maravilhas. Salmo 119:18 propõe que possamos contemplar as maravilhas da lei de Deus. Salmo 89:5 mostra que até os céus celebram as maravilhas que Ele faz.

Não sei se algum dia conseguirei conhecer todas as 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Pelo menos Petra e o Cristo Redentor já foram riscados da minha lista. Mas enquanto não tenho o privilégio de conhecer os outros cinco lugares, tento aproveitar a minha lista personalizada de 7 Maravilhas do Mundo:
  • Jesus, ou Maravilhoso Conselheiro, como foi categoricamente chamado em Isaías 9:6 
  • Família. Hebert Vianna diz que “estar só é a própria escravidão”. Concordo com ele. 
  • Apaixonar-se. Cedo ou tarde “sofremos” com essa dádiva. Melhor ainda é apaixonar-se pelo mesmo alguém constantemente. 
  • Tempo. É um dos recursos naturais mais precioso do que petróleo e ouro, mas tratado da forma mais efêmera na atualidade. Talvez por ser gratuito e inerente a cada ser humano, o tempo faz o ritmo da vida num volume bem baixinho e quando percebemos, desperdiçamos tempo demais à toa. 
  • Cheiro de chuva. É que eu me lembro da minha avó... 
  • Saudade. Não é algo ruim! É a lembrança de algo bom. Saudade é o registro pessoal de boas memórias, mesmo que nos façam chorar. E é uma palavra tão brasileira quanto “rapadura”. 
  • Sábado. Nada como ter um dia para aliviar a mente e relaxar. Um dia especial para agradecer a Deus por aquelas coisas que não conseguimos observar durante a semana.  O sábado foi santificado por Deus durante a Criação! (Gênesis 2:3), e serve como um refúgio para a vida agitada. É maravilhoso saber que esse dia foi separado pelo próprio Deus. Êxodo 20:8.

Quem sabe, depois do casório poderei até conhecer o Taj Mahal ou o Coliseu, se eu souber controlar o bolso. Mas há coisas tão fascinantes na vida e tão perto de nós que só não enxerga quem não quer. Minha lista é um vislumbre do que há de melhor e mais puro sobre Deus, a Grande Maravilha do Mundo.

___________________
Referências:

PARALAMAS DO SUCESSO. Hey Na Na. O Amor Não Sabe Esperar, EMI, 1998. CD.

2 comentários:

O que você acha?