quarta-feira, 25 de março de 2015

E DISSE DEUS


E DISSE DEUS
(Por Eduardo Santos)

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; (...)” (Gênesis 1:26)

Finalmente, chegamos ao sexto dia, como as próprias palavras originais do texto hebraico nos fazem crer. O sexto dia, tão repleto quanto o quinto, deve ter sido algo magnífico. Ver todos aqueles grandes animais, alguns imensos, compondo o maravilhoso cenário quase completo de um mundo perfeito que acabara de sair das mãos de seu Criador.

Felizmente, não tive aquela dúvida incômoda para decidir em quem colocaria meu foco. Só não a tive, porque não fui eu quem determinou! Seria tão complicado quanto nos outros dias, com tantas coisas para reparar e comentar, tendo um curto espaço pra escrever ─ vou conversar com o pessoal responsável por isso, ver se consigo, pelo menos, umas cinco linhas a mais.

Talvez, você esteja curioso sobre quem foi o responsável pela escolha do foco; eu conto agora: ninguém menos do que o Autor da obra! Após criar os animais que havia deixado para criar nesse dia, vemos uma ação inesperada, se compararmos todos os dias da semana da criação. Sutil ou não, dessa vez Deus usa Sua voz apenas para fazer um convite; em seguida, o relato só diz que “(...) criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou (...)” (Gênesis 1:27).

Disposto a ousar um pouco mais hoje e exceder os limites do capítulo 1? Venha comigo. Creio que você não vai se arrepender!

A Bíblia é um livro repleto dos grandiosos feitos de Deus e tivemos a oportunidade de acompanhar algumas de suas obras tremendas durante estas últimas sete semanas. Podemos ficar maravilhados só pelo fato de Ele ter trazido à existência todas as coisas que revisamos, mas, além disso tudo, Ele também controla o que fez.

Sim, o Deus “que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há (...)”
 (Salmos 146:6), que conta o número das estrelas e chama-as todas pelos seus nomes (Salmos 147:4), que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e O que faz produzir erva sobre os montes
 (Salmos 147:8) e sabe, inclusive, quantos fios de cabelo temos em nossa cabeça (Lucas 12:7) escolheu fazer-nos à Sua imagem e semelhança. E foi além! Como se já não fosse mais que suficiente ter sido formado à imagem de Deus, fomos formados por Suas mãos (Gênesis 2:7).

Não é mera força de expressão. A palavra hebraica, yatsar, nos faz entender que saímos das mãos de Deus modelados em forma de bonecos de barro até recebermos dele Seu fôlego de vida e, então, nos tornamos seres viventes. Fantástico! Um Ser tão poderoso e tão importante se ajoelhou sobre o barro e moldou o ser humano com Suas próprias mãos. Este é o primeiro relato de muitos nos quais vemos Deus vindo até nós. Ainda há dúvidas de que Ele foi quem determinou o foco?

Fim da semana da criação e, consequentemente, da nossa retrospectiva. Mas não poderíamos encerrar sem antes colocar as considerações divinas como de praxe.

“E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.”
(Gênesis 1:31).

E, pela última vez, podemos falar em coro algo que, talvez, você também esteja pensando: “Se Ele achou tudo muito bom, #quemsoueupradiscordar?    
Elementar, meu caro Watson, digo, meu caro leitor.

________________________
Referência:
Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. Volume 1, Pág.: 204.

8 comentários:

  1. Amei a série. Aprendi coisas novas e tive a oportunidade de rever conceitos e ideias que já conhecia, na visão de um Químico.
    Fantástico!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi impressionante visualizar a semana da criação "na visão de um Químico". Vi coisas maravilhosas, algumas que não pude citar aqui devido à complexidade. O mais engraçado é que já era um relato conhecido há muito tempo, mas que não tinha me dado o prazer de ver os detalhes dessa forma, procurar as digitais minuciosas desse Deus criador. Foi muito bom escrever esta série!

      Excluir
  2. Também gostei da série e me senti parte de tudo isso que Ele criou e viu que era bom. Sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Amigão. Seria fantástico só de saber que Ele criou tudo, mas Ele fez questão que soubéssemos que tudo era bom, inclusive nós!

      Excluir
  3. Esse teu sétimo parágrafo ficou muito maneiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!! E olha que nem deu para colocar todos os textos que vieram à mente. Realmente, não é possível definir o amor e a grandeza desse Deus com as poucas e pobres palavras que conhecemos.

      Excluir
  4. Muito bom! Sem falar que nos abençoou, que maravilha! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Pamela. Ele nos deu a benção da existência e nos abençoa diariamente com sua presença e muito mais.

      Excluir

O que você acha?