quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

VERDE, DE VIDA!

VERDE, DE VIDA!
(Por Carina Baptista)
 

Meu relacionamento com o tal suco à base de couve começou muito antes de virar moda mundial. Quando eu era pequena, minha mãe fazia sucos pra minha irmã e eu tomarmos no desjejum; geralmente era de laranja, laranja + acerola, laranja + beterraba + cenoura... Enfim, o que tivesse na geladeira. Mas às vezes vinha um “copão” com um líquido verde, e eu logo torcia o nariz quando via: - “Suco de coisa verde, mãe?!”. Meu paladar infantil ainda não aceitava bem o suco de verdura (lembro que minha mãe chamava de “suco de clorofila”), mas eu tomava tudinho, caso contrário não poderia brincar; valia a pena.

Eu cresci, e o suco ficou famoso. Com algumas variações, o “suco verde” ganhou as páginas da web, fazendo o maior sucesso. Veio com a promessa de ser Detox, palavra que igualmente ficou famosa; “se é Detox é bom” era quase cravado em nossa mente. O lado bom é que o suco que faz tão bem à saúde pôde ser apreciado por várias pessoas, inclusive por mim, que agora com um paladar mais “maduro” aprecia o sabor e, principalmente, reconhece os benefícios que ele nos traz.

Existem diversas receitas, porque as pessoas adaptam de acordo com seus gostos. Mas o que eu mais gosto encontrei no site da Lucilia Diniz[1], onde ela escreveu:

“Por que beber um suco com couve? Simples. Por que ela faz um bem danado ao nosso organismo. É antiinflamatória, cicatrizante e ajuda a fixar o cálcio nos ossos. Isso sem mencionar os benefícios estéticos. A couve é ótima no combate à celulite, desintoxica, e também ajuda a eliminar a gordura. É claro que dela vem a cor do meu suco verde. Mas, na minha receita, o segredo é gengibre. Esta especiaria ardidinha é considerada um alimento termogênico. Ou seja, algumas pitadas bastam para acelerar o metabolismo. Sendo assim, o suco verde com gengibre é uma ótima pedida para quem busca perder algumas calorias.”

Suco da Lu
Ingredientes
2 laranjas
3 folhas de couve
1 gengibre
1 litro de água

Modo de fazer
Descasque as laranjas.
Corte-as em pedaços e tire as sementes.
Coloque no liquidificador.
Junte as folhas de couve bem lavadas e com talo.
Acrescente um pedacinho de gengibre.
Complete com o litro de água.

Bata tudo. Depois, coe, acrescente adoçante a seu gosto e sirva com muito gelo.


Suco verde à La Cah
Ingredientes
2 folhas de couve
1 maçã / cubos de abacaxi congelado
Meio dedinho de gengibre
Água de coco

Modo de fazer
Lave e descasque a maçã, corte em pedaços (pode substituir por abacaxi)
Junte as folhas de couve e o gengibre
Coloque a água de coco
Bata tudo no liquidificador. 

Dica de Cah: se você quer o suco para acompanhar, por exemplo, torradas, aconselho que coe. Porém, sem coar, você tem fibras que são muito importantes para o bom funcionamento do corpo. É ótimo para tomar antes de correr.

E aí, vamos de suco verde?!

Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que habita em vós, o qual vos foi dado por Deus, e que não sois de vós mesmos?"

Um beijo e até semana que vem!

 


[1] Fonte: http://luciliadiniz.com/suco-de-couve/


8 comentários:

  1. Totalmente influenciado pelo texto e pelas minhas irmãs, resolvi aderir ao suco verde. Vamos ver no que vai dar.
    "um beijo e até a semana que vem!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Amigão.. : ) Vamos ser influenciados por coisas boas.. o bom do suco verde é que você pode ir construindo conforme seu gosto.. Depois me conta o que está achando!!! Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Meu suquinho, depois da leitura, foi: beterraba, cenoura, maçã e limão. O limão é verde, né? Rs
    Hoje vou comprar uma couve e experimentar esse ai; já comprei até o gengibre. Mas eu sempre achei estranha, essa coisa de suco com couve. Rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha É Denize, na verdade acho estranho suco com verduras.. legumes..mas vamos combinar que são uma delicia!! Amo suco de beterraba com cenoura e laranja, antes de ir a praia então, maravilha!! Experimenta e me diz o que achou!! Obrigada por comentar. : )

      Excluir
  3. Ah, faltou dizer que essa coisa de coar é para os fracos. Ahahahahaha!!! Desde criança, o suco de beterraba com cenoura que minha mãe fazia pra gente não tinha nada de usar coador. Até hoje eu amo todos os sucos com "pedacinhos" - laranja, limão, beterraba, qualquer um. O de couve vai descer assim também! Eu não sou fraca não!!! Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fibras das frutas, verduras e legumes são muito importantes para o intestino, quando coa acaba perdendo. É isto aii, vamos tomar suco completo!! ; )

      Excluir
  4. Respostas
    1. Faz sim Esther, depois me conta o que achou!! Obrigada por comentar!! : )

      Excluir

O que você acha?