sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

"TODA VERDADE É PROVISÓRIA"


"TODA VERDADE É PROVISÓRIA
(por Denize Vicente)

Quando fiz minha Pós, me especializei em Psicopedagogia. Dentre tantas coisas interessantíssimas, estudávamos também as ideias de Emília Ferreiro, psicolinguista argentina, que revolucionou a alfabetização, já em 1970, ao explicar como as crianças aprendem. Além de tudo, Emília Ferreiro fez Doutorado tendo como orientador Jean Piaget[i], o que me fez admirá-la ainda mais.

"Toda verdade é provisória", uma célebre frase de Emília Ferreiro, tem a ver com a ideia de que todo conhecimento é relativo; há uma incapacidade da inteligência humana de atingir o absoluto. Todo o processo de aprendizagem está sempre em construção (daí o termo "construtivismo", bastante usado na Pedagogia).
 
"(...) A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa". (E.Ferreiro)
 
Uma das habilidades mais incríveis que Deus nos deu, como seres humanos, foi a capacidade de pensar. Tivéssemos sido montados como robôs, bastava a programação e entraríamos em contínua atividade, enquanto durassem a bateria e a vida útil das peças. Depois disso, outro igualzinho viria nos substituir. Sem pensar, o homem não seria nada além de uma coisa móvel; seríamos fantoches de Deus, no máximo um espectro de homem.

Ser livre para pensar, a par de um grande privilégio é também um belíssimo desafio. Ocupar a mente com bons pensamentos não é questão de espaço; é questão de escolha. Liberdade para pensar, o hábito dos pensamentos saudáveis, a análise crítica de tudo e de todas as coisas para então guardar o que convém, agarrar-se ao que faz bem. Em outras palavras, “examinem tudo, fiquem com o que é bom”. (I Tessalonicenses 5:21 NTLH).

Que por trás dos seus olhos que olham, e dos seus ouvidos que escutam, haja alguém que pensa; e tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama... seja isso, então, o que ocupe o seu pensamento. É um exercício. E uma questão de escolha.
Pense bem.

________________________
[i] Jean Piaget (1896‑1980) cientista suíço, biólogo, dedicou a vida a submeter a rigorosa observação científica o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança, e foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do Séc. XX, a ponto de quase se tornar sinônimo de “Pedagogia”.

2 comentários:

  1. Nossos pensamentos podem nos levar a muitos lugares, bons ou maus. Basta ver quando pensamos coisas negativas/ tristes, nossas atitudes não são as melhores. Em geral, passamos adiante tal sentimento; da mesma forma se pensarmos positivamente. "Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." Mateus 12:34

    Mesmo sendo complicado em diversos momentos, que nossos pensamentos sejam para o bem, Deus se agrada!
    "Eu gritei, pedindo a sua ajuda; então o louvei com hinos. Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido." Salmos 66:17-18


    ResponderExcluir
  2. É exatamente isso, Pamela! Essa é, exatamente, a ideia!
    Obrigada por estar sempre conosco, aqui, contribuindo com seus comentários!
    Bom domingo!!

    ResponderExcluir

O que você acha?