segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

QUANDO PASSADO E FUTURO SE ENCONTRAM


QUANDO PASSADO E FUTURO SE ENCONTRAM
(Por Sérgio Mafra)

Há poucos dias, aqui no Rio, o Prefeito convocou toda a imprensa para uma entrevista coletiva. O anúncio dado era que estava chegando a nossa cidade uma grande tempestade. Deveríamos ficar atentos aos avisos e permanecer em locais seguros no fim da tarde.

Pronto! Bastou essa notícia para que não se falasse mais em outra coisa. O dia inteiro, em todas as mídias e redes sociais, o assunto era um só: a chuva que em breve viria. Quanta expectativa foi criada, quantos ajustes foram feitos para que as pessoas se preparassem para aquele momento. Sair mais cedo do trabalho, buscar filhos na escola, passar logo no supermercado, ir ao banco... cada um tinha que cuidar dos seus afazeres para, enfim, seguir apressadamente pra casa.

Quanta expectativa! Afinal, o anúncio fora feito em nosso moderno Centro de Operações. Tantos monitores, mapas, profissionais, tecnologia, tudo mobilizado para o acontecimento. Quando o período determinado passou e o evento não se concretizou na intensidade alardeada, percebi um misto de alívio e até uma espécie de frustração no ar.

É difícil lidar com a expectativa e a ansiedade do outro. Quando andei de avião pela primeira vez, sentei na poltrona com o coração disparado, num misto de alegria e medo. Uma colega de trabalho, sem saber que se tratava da minha primeira experiência, pergunta: - “está tudo bem?”, ao que, tremulamente, respondo quase sem voz: - “tudo tranquilo...”. Provavelmente ela percebeu tudo. Nosso olhar, maneira de falar, ações e reações mudam quando estamos vivendo uma grande expectativa.

Você, assim como eu, também tem seus planos e sonhos. Aquilo que julgamos ser importante para alcançar a almejada felicidade. Mas quando penso na promessa feita por Jesus, muito tempo atrás, de que um dia voltaria a este mundo, percebo que os meus preparativos são muitas vezes falhos para esse acontecimento, afinal tanto tempo se passou e o evento ainda não aconteceu.

Ao ler o texto da minha amiga Lucileide Santos sobre a saudade do lar que ainda não conheci, mas tanto espero, senti renovado em minha mente e coração o desejo de estar preparado para esse grande dia. Só parece que está demorando; mas o grande atrasado sou eu.

Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e seu ensino em nossa história passada. [1]

Nesse dia, passado e presente se encontrarão, e a promessa enfim se cumprirá ao pousarmos em segurança nos braços de Jesus!


[1]  WHITE, E. G. Testemunhos Seletos, v. 3, p. 315, CPB

4 comentários:

  1. Achei tão poética, essa coisa de "passado e presente se encontrarão"... Mais um motivo para eu curtir a espera e festejar a chegada desse dia, quando todas as coisas tristes já não mais acontecerão e a paz e a felicidade voltarão a reinar, "forever and ever"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Denize, há momentos em que precisamos avivar essa esperança em nossas mentes e nos alegrar com ela.

      Excluir
  2. E quando o prefeito disse que vinha uma grande tempestade por aí, e a população de alarmada passou a debochar do prefeito...(até eu fiz piadinha no meu perfil) Fiquei pensando que muitos de nós ainda não estamos preparados, alguns até duvidam,para a chegada desse dia.É uma bela reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Airton e como está claro nas escrituras, precisamos estar prontos pois: "Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
      E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem."
      Mateus 24:38-39
      Abraço

      Excluir

O que você acha?