terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O CAMINHO DAS ÁGUAS


O CAMINHO DAS ÁGUAS
(por Airton Sousa)

Nunca esqueci daquele final de tarde em São Paulo. Depois de terminado o expediente, parei na lanchonete e pedi um pedaço de pizza e um refrigerante. O garçom, velho conhecido, com um sotaque nordestino muito forte e cujo nome não lembro mais, me informou: “Carioca, você viu? As alves caíram todas!” Não entendi de imediato, mas quando ele me perguntou se eu queria um “galfo” pra comer o pedaço de pizza eu entendi que ele estava falando da chuva que havia derrubado as árvores da Av.Berrine. A cidade estava totalmente fora do controle. Calamidade pública. No trânsito parado por conta dos alagamentos e das “alves” derrubadas, eu vinha observando, com um certo medo, os entulhos e a quantidade excessiva de lixo nas ruas totalmente alagadas. Naquela noite a chuva matou, desabrigou, alagou, desmoronou, destruiu e derrubou tudo que havia no seu caminho. Faltou luz!

Morei trinta anos em São Paulo e esse cenário se repetiu todos os anos na mesma época do ano e nos mesmos lugares. A manchete pronta também se repetiu por muitos anos: “Chuva provoca alagamentos em regiões da capital paulista e na região metropolitana de São Paulo”. Às vezes eu até pensava que eles nem mais se preocupavam em sair por aí filmando os estragos da chuva; era só recorrer aos bancos de imagens antigas que já tinham uma matéria prontinha. E o lixo correndo solto. As pontas de cigarros, as latinhas, os papeis de sorvete sendo jogados pelas janelas dos carros. Os bueiros entupidos. Sofás e eletrodomésticos largados nas esquinas. Em uma dessas imagens eu vi uma cadeira de rodas jogada no Rio Pinheiros e fiquei pensando se o antigo usuário havia mergulhado sete vezes no rio e sido curado; outra explicação não havia.

Enquanto escrevo este texto, já choveu bastante em São Paulo, em janeiro e fevereiro, nós vimos pela TV. E novamente não houve drenagens, nem manutenções, nem pavimentações e tudo se repetiu...

Na nossa vida espiritual o fenômeno é o mesmo. O caminho precisa estar limpo para que a água da chuva siga seu curso. O coração e a mente devem ser purificados para que o Espírito Santo seja derramado e as bênçãos possam fluir, seguindo o seu caminho, refrigerando nossa alma.
"Endireitai vossos caminhos..."1


Referência:
[1] Jeremias 26:13  (Bíblia King James Atualizada)

14 comentários:

  1. Eu me amarro nessa palavra: "endireitai". Ela me lembra de experiências da infância. Tanto quanto aquela outra: "berrentou", que minha coleguinha do prédio em que eu morava, gritava pra mãe ("mãaaaaae!! meu chinelo berrentou!!!").
    Pra uma vida "berrentada", a dica é essa: endireitai!
    E então, com chinelinho arrumadinho, e um caminho endireitado, alcançaremos nosso ideal. Alma refrigerada. Paz de espírito. Felicidade plena. Não é um sonho. É só uma questão de drenagem, pavimentação, manutenção. Uma questão de planejamento, com parceria do Alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também gosto desta palavrinha.O conselho, endiretai os vossos caminhos é muito oportuno e serve pra vida diária e para a vida espiritual e lógico, como você disse requer um planejamento, com o alto. Abraços do amigão.

      Excluir
  2. As "alves", Meu marido iria mais longe, ele diria, azarvinhas (diminutivo para árvores)..
    Então, a alma e o coração precisam estar realmente limpos para receber a chuva de bênçãos, uma vez ouvi, não lembro se foi um sermão, que Deus está sempre a derramar bênçãos em nossa vida mas estamos com o coração sempre fechado, aí a benção não chega e que ao invés de pedirmos as bênçãos, já que elas estão sempre sobre nós, devemos mudar as nossas orações e pedir que Deus alargue os nossos corações afim de comportar todas as bênçãos que Ele derrama sobre nós todos os dias!!
    Que essa seja sempre a nossa oração.
    Um abraço Amigão, desejo muitas bênçãos de Deus pra sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Bete. Que assim sejam nossas orações diárias.

      Abraços do amigão.

      Excluir
  3. Sim devemos pedir a Deus todos os dias chuvas de bençãos e que Papai do céu endireitai nossas vidas, endiretai minha vida para que sim tenha muitas chuvas e inundações em nossas vidas de amor, paz, alegria!!!! É isso ai Amigão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm, inundações!!! Que assim seja Katia.

      Obrigado pela visita. Abraços do amigão.

      Excluir
  4. Espero que aprendamos a lição e peçamos que Deus nos prepare para receber a chuva que Ele tanto almeja nos dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Edu, o preparo deve ser como a disse a Denize, lá em cima nos comentários, uma questão de planejamento com o alto.

      Excluir
  5. Cara, muito show! Ótima reflexão. Parabéns. Agora... diante do imaginário de que "se o antigo usuário havia mergulhado sete vezes no rio e sido curado" não pude me conter... "Rachei o
    bico"! - Deus o abençoe pela iniciativa. Ainda há vida inteligente neste planeta. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou , meu caro Jean. Obrigado pela visita.

      Abraços do amigão.

      Excluir
  6. Meu jovem, imagino um stand-up com esse texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menos meu jovem, você tá brincando, né ? kkkkkk

      Excluir
    2. Claro que não! Ficaria perfeito em um culto num sábado à tarde! O texto é muito pra cima. Me amarrei!

      Excluir

  7. Interessante quando percebemos que todo caos vivido hoje em dia é fruto do relacionamento do homem com a natureza. Da mesma forma, nossa vida muda de acordo com nossas escolhas/atitudes.

    O que um coração endurecido pode ou não fazer em nossa vida, né! ? Assim como um coração aberto à aceitação divina também pode. Às vezes bloqueamos coisas boas por preconceitos, por não querermos nos esforçar. Sabe, pode até ser difícil, mas "arrumar a casa", "fazer aquela faxina de primeira" trazem um benefício que a "preguiça" nunca trará.

    Tentar comunhão com Deus, abrindo nosso coração para o Espírito Santo, nos transforma para o bem, nos dá liberdade! 2Coríntios 3:17

    ResponderExcluir

O que você acha?