segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

LIBERDADE!?


LIBERDADE!?
(Por Sérgio Mafra)

Dizem que a gente só dá o devido valor a alguma coisa quando a perde. Não consigo me imaginar vivendo em uma sociedade sem a liberdade (ainda que não plena) que desfrutamos hoje. Você consegue pensar como seria se, de um momento para o outro, você fosse vendido como escravo e passasse a ter anuladas todas as suas vontades, desejos, aspirações e esperanças?

Não é preciso ser um grande estudioso, mas apenas lembrar das aulas de História, para rememorar o que foi a escravidão em nosso continente. Não se tem exatidão nos números, mas calcula-se que foram entre 10 e 11 milhões (isso mesmo, milhões) os escravos trazidos da África para a América. Foram milhões de sonhos e desejos despedaçados. Milhões de separações, lamentos, lágrimas vertidas. Tudo isso porque a escravidão não é inerente ao ser humano. Fomos criados para ser livres!

Em discurso proferido no dia 28 de agosto de 1963, Martin Luther King conseguiu expressar em palavras a dor de séculos de opressão. Palavras que, até hoje, são ouvidas ao redor do mundo de forma muito contemporânea. Um trecho que gostaria de relembrar com vocês diz assim: “Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.[1]

Sabe, meu amigo, milhares e milhares de pessoas morreram acreditando nisso. Morreram no vale da sombra  da morte desta vida, acreditando que um dia verão o vale ser exaltado e os lugares tortuosos aplainados. Você, hoje, pode desfrutar de uma realidade diferente. Longe da ideal, mas ainda assim, melhor do que esses milhões de homens e mulheres viveram. O sol desta semana brilha repleto de oportunidades. Não o desperdice sendo escravo de uma vida cheia de prazeres inúteis e passageiros. Seja feliz e viva com esperança!


Um comentário:

  1. "Eu tenho um sonho
    E sei que não vou desisitir, pois eu luto
    E faço o que posso até conseguir
    Aquilo que Deus tem pra mim
    Nada poderá me abater
    Pois tenho um sonho"

    ResponderExcluir

O que você acha?