segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

GRANDE POR FORA, PODRE POR DENTRO



GRANDE POR FORA, PODRE POR DENTRO 
(por Sérgio Mafra)

O dia 09 de novembro do ano de 1889, um sábado, ficaria marcado para sempre na história e na mente de toda a sociedade brasileira. Ocorreria o Baile da Ilha Fiscal, mais conhecido como o último baile da monarquia brasileira. Mais de quatro mil pessoas se aglomeravam em meio a tanto luxo, música, comida e requinte, num gasto total que equivaleria a 10% de todo o orçamento da cidade do Rio de Janeiro para o ano seguinte.

Mal sabiam eles que a monarquia seria derrubada seis dias depois, o Brasil se tornaria uma República e aquela exorbitante demonstração de poder estava grandiosa por fora, mas podre por dentro. Naquele mesmo instante, no Clube Militar, estava sendo arquitetada a queda da monarquia. O baile de gala ostentava um regime que estava em ruínas.

Esse capítulo da nossa história me faz refletir em quantas pessoas nós conhecemos que têm uma belíssima embalagem, mas estão podres por dentro. Vivemos em um mundo que valoriza muito mais o “parecer” do que o “ser”. O meu valor é medido pelo que eu tenho, ostento ou aparento e não pelo que realmente sou. Carros, casas, objetos, joias, viagens, nossos valores estão cada vez mais depositados nessas coisas.

Não quero ser como nossa fracassada monarquia, vivendo somente de aparências e não me permitindo conhecer e apreciar a essência do ser humano e de um Deus que me ama e cuida de mim a cada instante. Que me importe estar repleto daquilo que realmente faz diferença, do que me faz ser alguém melhor. 
Viva seus valores, suas crenças, viva o que você realmente é!

16 comentários:

  1. Isso é muito sério e muito comum dentro das igrejas. Essa prática de viver de aparência é um câncer entre muitos líderes e a frase "nem tudo que reluz é ouro" se encaixa perfeitamente aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidia, isso acaba sendo comum em todas as esferas sociais (família, trabalho, escola, igrejas...), infelizmente. Um abraço!

      Excluir
  2. É mesmo estranho de ver como os valores atuais estão distorcidos! Seu texto traz uma questão importantíssima,Sergio! Eu quero SER e poder viver o que eu sou. Essa história de PARECER não me enche os olhos.rs!
    Ótima reflexão! Muito atual e perspicaz. Gostei muito. Que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lucileide, precisamos refletir para tentar acertar. Boa semana!

      Excluir
  3. Essa coisa de aparências me lembra o ditado que a Lídia mencionou ("Nem tudo o que reluz..."), me lembra música ("Aparências nada mais..." rsrsrsrs), e me lembra também de Júlio César - afinal, se por um lado não basta "parecer", por outro não é suficiente, também, apenas ser (“À mulher de César não lhe basta ser honesta...”)
    Aparências, só? Furada.
    Ser e parecer. Nossa dupla função.
    Belo texto pra começar a minha semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trazer isso pra nossa vida nos ajudaria a ser pessoas melhores em todos os aspectos Denize (ser e parecer o que se é!). Bom restante de semana pra vc!

      Excluir
  4. Querido Sergio por isso que digo sempre eu sou oq sou não vivo de aparencias não aquilo a vou fazer tal coisa pra fulano gostar de mim, eu digo logo sou chata mesmo e as pessoas acham q é brincadeira pq querem não minto pra ninguém cada. Acredita no que quer ou em quem quer!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, você pode até falar que é chata, não tem como acreditar...rsrs Brincadeiras a parte, saber o que somos e procurar sempre melhorar sem perder nossa essência pode ajudar muito em nossa caminhada. Um grande abraço e é muito bom ter você por aqui.

      Excluir
  5. Um dos males do século é a "ostentação".
    Nós queremos mostrar pra todo mundo, que temos.. Que somos.. Que podemos.. Muitas vezes sem ter, sem ser e sem poder, estamos brincando de Mentirinhas, felicidade de mentira, família de mentira, casamento de mentira, cristianismo de mentira( esse é o pior) queremos que todos acreditem que temos a vida perfeita, e ás vezes isso é tão levado à sério que nós mesmos acabamos acreditando nas nossas próprias mentiras!
    Mas como diz o velho ditado, um dia a casa cai, ou um dia as máscaras caem!!
    Que Deus abençoe as nossas vidas e nos torne pessoas cada dia melhores, sem máscaras, pessoas de verdades!!
    Um abraço Sergio!
    Uma ótima semana pra todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Bete e você foi apropriadamente além ao dizer que estamos "brincando de mentirinhas". A casa não precisa necessariamente cair, podemos "endireitar" o que está torto ao recomeçar. Obrigado pela contribuição e bom restante de semana!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Ser - não ser - parecer ser, realmente dá pano pra manga, Esther. Que Jesus nos ajude a fazer as melhores escolhas. Boa semana!

      Excluir
  7. Simplesmente adorei seu texto!

    "Vaidade de vaidades! — diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito." Eclesiastes 1:2,14

    A vida aqui é muito curta para sermos tão mesquinhos. Que possamos olhar mais para cima e perceber que tudo aqui é passageiro, o que realmente importa é o que Deus enxerga em nossos corações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Pamela! Ainda bem que nosso Deus não enxerga com nossos olhos egoístas e nos oferece a oportunidade de sermos pessoas melhores a cada dia. Um grande abraço e é sempre bom ter você por aqui.

      Excluir

O que você acha?