quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

DIGITAIS


DIGITAIS
(por Eduardo Santos)


"Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra de suas mãos.
Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite.
Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz.
Mas a sua voz ressoa por toda a Terra e as suas palavras, até os confins do mundo... 1

Não sei se já havia me dado conta da profundidade que essas palavras têm, mesmo já tendo lido esse texto várias vezes. Tenho a impressão de que elas saltam da tela e me instigam a imaginar a natureza apresentando as marcas das digitais de seu Criador.
Digitais... Taí uma coisa que está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Não faz muito tempo, usavam-se apenas em documentos. Hoje em dia, até para desbloquear aparelhos eletrônicos estão servindo. É claro que elas estão presentes em outras áreas da vida também, em inúmeras delas, mas ressalto uma bem conhecida dos amantes de romances e séries policiais ou que trabalham na área: a ciência forense.

Sei que neste momento os grandes fãs dos famosos programas CSI da vida devem estar imaginando que falaremos um pouco sobre o Lumionol; sinto-me profundamente triste em decepcioná-los. Apesar de ser uma das armas mais populares da área de perícia forense e com vasta aplicabilidade, ele não apresenta muita utilidade quando se tem intenção de encontrar e detectar digitais. 

Uma das ferramentas vastamente empregadas com este fim é a chamada ninidrina, ou melhor, uma solução alcoólica de ninidrina. É aí que entra a química da coisa... (Prometo não me aprofundar muito nos conceitos, essa nem é mesmo a intenção.) Em poucas palavras, todos deixam rastros nos lugares que tocam. Sua composição? Uma mistura quase infinita de moléculas químicas, focaremos numa classe específica e famosa chamada aminoácidos.2

A ninidrina, na verdade a 1,2,3 indanotriona (que se mantém em equilíbrio com a ninidrina), participa de um ataque nucleofílico....(tudo bem, vou me controlar!!rs). O que importa saber é que, ao reagir com os tais aminoácidos que todos secretam, o resultado dessa brincadeira é uma superfície com a cor púrpura na forma do contorno de cada digital deixada no local. Fascinante, não é mesmo?!

Sabe, depois de falar sobre técnicas forenses, me senti um Sherlock Holmes da vida e vi que existem coisas fantásticas a serem descobertas, ou redescobertas, nos rastros que Deus deixou em sua criação. Tive uma ideia repentina: Que tal revisarmos a semana da criação? Para aqueles que estiverem dispostos a embarcar nessa jornada, é bom aguçar os sentidos, pois, como a citação inicial mesmo diz, apesar de serem rastros evidentes, eles também são discretos.

Caro leitor, minha proposta, especialmente nestas próximas sete semanas, é avaliar os detalhes deste vasto mundo pelo viés da teoria criacionista.
 Existem muitas teorias sobre o início de tudo o que conhecemos. Se, por acaso, essa não é sua maneira de pensar, peço que não se sinta desestimulado a ler pelo simples fato da discordância de ideias. Desejo que fique claro que não existe a mínima intenção de convencê-lo e forçá-lo a “converter-se” ao criacionismo, nem acho que deveria.
Quero convidá-lo a pensar de forma diferente neste momento. Sugiro que possamos abrir espaço para o conhecimento, afinal, conhecimento não pesa e não ocupa espaço. Gosto muito de um conselho de Paulo que diz: “(...) ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.” (I Tessalonicenses 5:21).


_________________
Referências:
1. Salmos 19:1-4-Nova Versão Internacional. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/19>. Acessado em: 27/01/2015.
2. CHEMELLO, E. A ciência Forense. Química Virtual, Dezembro (2006).

10 comentários:

  1. Curiosa pra acompanhar a química da criação!
    Animada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tão ansioso quanto você para rever os momentos criativos de Deus sob essa perspectiva. Só pra aguçar um pouquinho mais sua curiosidade, nem sempre vai ser através da química que veremos as mãos de Deus trabalhando #ficaadica...rs

      Excluir
    2. Huuuuummmm... Conseguiu, Dudu.
      Aguçou. Mais.
      rs

      Excluir
    3. Que venham os próximos dias da semana da criação!! \o/

      Excluir
  2. Eu já achava a coisa complexa vendo CSI, agora então...rsrs A verdade é que ta sendo ótimo aprender um pouco mais nessa perspectiva. Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha...Vamos tornar cada vez mais simples, Sérgio. Pode deixar! =D
      Também estou aproveitando a oportunidade de aprender mais e mais. Que Deus nos abençoes.

      Excluir
  3. Rapaz, será um tema sensacional. Vou acompanhar com atenção e indicar aos meus amigos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Mega ansiosa para embarcar nessa!!

    Quando leio sobre a criação, eu penso: " certamente o mundo existiu pelo poder de um Grande Projetor, tanta perfeição não pode ser fruto do acaso!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tenho dúvidas, Pamela! Vou contar um segredo: assim como vc, fico ansioso pela descoberta a cada dia. Vai ser uma aventura e tanto!

      Excluir

O que você acha?