quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ÁGUA, PRA QUE TE QUERO?



ÁGUA, PRA QUE TE QUERO?
(por Carina Baptista)

Fale a verdade: você bebe água suficiente para manter seu corpo funcionando bem? Você sabe o quanto seu corpo precisa de água por dia? Ou você é daquelas pessoas que só bebem água quando estão “morrendo de sede”, se estiver com alguma fruta e torrões de açúcar ou, ainda, em refrigerantes? Sucos naturais, frutas, legumes e outros alimentos possuem água em sua composição (quase tudo no mundo possui), mas a ingestão destes alimentos não substitui a água que é o líquido sem sabor mais saboroso do mundo.

Como já sabemos, cerca de 70% de nosso peso total é água. Seu corpo utiliza a água para ficar limpo, para manter a temperatura ideal e para manter um equilíbrio químico apropriado. Você perde água quando transpira, quando respira e através da urina e das fezes. Uma perda de 20% da água de seu corpo poderia ser fatal. E para os atletas de plantão: pesquisadores descobriram que os atletas que bebem água somente para saciar a sede não têm a resistência daqueles que bebem o tanto que perderam. Os atletas que bebem mais água não se tornam tão fatigados e sua temperatura corporal permanece perto do normal.

Você pode estar se perguntando, “mas, afinal de contas, quanto de água devo ingerir?”. Forçar nosso corpo a trabalhar com limitadas quantidades de fluídos é como tentar lavar a louça do almoço usando só um copo de água. Deveríamos beber bastante água; o suficiente para manter a urina clara. Isto significa cerca de oito copos de água por dia. Lembrando que a sede não é um instrumento de avaliação seguro para nossa necessidade de água.

Todas as bebidas contêm água; isto significa que não importa o que eu beba?
Água pura é o melhor líquido para o nosso corpo. A maioria das bebidas contém açúcar, o qual pode retardar a digestão, contribuir para o ganho de peso, provocar uma oscilação nos níveis de açúcar e requerer mais água para o metabolismo. As bebidas tipo “cola” contêm substâncias que podem prejudicar o cálcio do corpo, enfraquecendo os ossos. Praticamente todos os refrigerantes contêm aditivos artificiais que podem irritar o estômago ou sobrecarregar os rins e o fígado. A cafeína é encontrada no café, no chá e em muitos refrigerantes. Ela pode aumentar a pressão arterial, o açúcar e as gorduras no sangue. Ela estimula o sistema nervoso e pode causar irritabilidade, ansiedade, tremores, fadiga crônica e insônia. A cafeína e o álcool são diuréticos e assim privam o corpo da água ao invés de hidratá-lo.

A dica de hoje é: se você já bebe água, continue com esse hábito, porque a tendência é ter vitalidade para exercer as tarefas diárias. E para os teimosos do meu coração: queridos, passem a beber mais água. Pensem que beber alguns copos d’água é bem melhor do que fazer tratamento para os rins. Dizem que a dor produzida por uma pedra pequenininha nos rins é insuportável. Se não bebe nada de água pura, apenas refrigerantes, experimente trocar por sucos naturais - o de laranja é ótimo, porque, geralmente, não precisa de açúcar e é bem aceito pela maioria. #ficaadica

Um beijo e até semana que vem!          

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna”. (João 4:14)

_____________

8 comentários:

  1. Todos os anos eu faço aquelas "resoluções de ano novo" e beber mais água ocupa sempre o primeiro lugar da lista. Confesso que tenho dificuldade. Mas estou sempre tentando. Um lance bem legal, também, é colocar umas folhas de hortelã numa jarra de vidro com água. Ou rodelas de limão (bem levadinho, claro! Rs). Elas dão um sabor refrescante à água.
    Vou aproveitar e fazer isso djá!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denize, ótima dica pra quem não gosta de beber água porque não tem sabor. Amei! Todos nós deveríamos fazer isso... entender que precisamos de água e fazer o possível para aumentar o consumo.
      Obrigada pelo seu comentário! :)

      Excluir
  2. Texto certeiro pro momento que o país está enfrentando! Vale pra reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jackson! Me preocupa ver tanta gente fazendo mau uso da água, sabe?! Elas ainda não entendera como a água é importante para a manutenção do nosso corpo e acham que ela nunca vai acabar!

      Excluir
  3. Boa dica. Eu já aumentei a minha dose diária de água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de ver, Amigão... é isso aí!!!! Obrigada pelo comentário!! : )

      Excluir
  4. Bebamos bastante água, então! O corpo é uma máquina e, como uma boa máquina, precisa de manutenção. Duvido que os apaixonados por carro deixem de trocar o óleo do motor, de verificar o nível de água do radiador... rs

    Damos tão pouca atenção ao nosso corpo e esquecemos que nossa vida é uma dádiva de Deus. Que comecemos com uma atitude simples, água para dentro! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai, Pamela!!! amei o exemplo do carro... ; )
      Funcionamos bem melhor quando estamos bem hidratados.
      Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir

O que você acha?