quinta-feira, 10 de maio de 2018

O SANTO DO SANTINHO


O SANTO DO SANTINHO
Filipe Fernandes de Carvalho Souza – Florianópolis - SC
                
Passei minhas férias em Portugal, este ano, e de volta à cidade de Florianópolis resolvi desfrutar do fim do verão na companhia de amigos. Fomos à Praia do Santinho, uma das mais belas da ilha de Santa Catarina. Localizada no norte da ilha a praia é limitada por costões ao norte e ao sul e possui aproximadamente 2 km de extensão[1]. É uma praia adequada à prática de esportes marítimos como o surfe e o kitesurfe e possui a presença de dunas próximas ao costão norte que permitem o acesso à Praia dos Ingleses.


A Praia do Santinho não foi batizada em homenagem aos “santinhos” distribuídos às vésperas das eleições. Na verdade, a praia recebeu esse nome em decorrência da presença de algumas inscrições rupestres entalhadas no seu costão direito, datadas de aproximadamente cinco mil anos. A mais famosa das inscrições daquele sítio arqueológico, a pedra do santinho, aparentava uma figura humana com uma auréola em torno da cabeça e foi o que deu motivo ao nome. Entretanto, no ano de 1944, a pedra foi subitamente removida pelo Padre Rohr e sua equipe e trazida para o museu do Colégio Catarinense - que depois se tornaria o “Museu do Homem do Sambaqui”. A comunidade local de pescadores realizava romarias em frente àquele lugar e ficou bastante revoltada com a remoção da pedra, o que se agravou com o posterior desaparecimento da Pedra do Santinho do museu. Naquele mesmo ano, em virtude da pesca ter sido ruim, os pescadores atribuíram ao Padre a culpa, em decorrência da remoção do Santinho[2].

Inscrição rupestre gravada sobre as rochas existentes no lado Oeste da Praia do Santinho

De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra “santo” significa: 1. Sagrado. 2. Diz-se daquele que a igreja Católica canonizou. 3. Puro, inocente. 4. Bondoso, virtuoso. 5. Útil, profícuo. 6. Homem canonizado. 7. Imagem de santo. 8. Homem bondoso, virtuoso. Ou seja, de acordo com o dicionário, o significado da palavra “santo” está relacionado ao exercício da fé e conectado àquilo que se considera sagrado e puro. 

Assim, eu pergunto: pode alguém ser considerado santo?

De acordo com o samba de Bezerra da Silva a resposta é “não”, porque “se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão...”.

Apesar de políticos e religiosos, em geral, serem a perfeita contrafação da santidade, o livro do Apocalipse afirma que existe alguém que é verdadeiramente santo: “Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo.” (Apocalipse 15:4).

Visto que somente Deus é Santo, Ele possui autoridade para declarar algo santo ou santificar algo, e o livro de Ezequiel corrobora com essa ideia ao afirmar: “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.” (Ezequiel 20:12). Ou seja, apesar de não possuirmos a santidade de forma inerente a nós, podemos recebê-la, pois Deus é capaz de nos santificar. Acrescenta-se ainda que Ele separou, santificando e abençoando um espaço no tempo (Gênesis 2:3) para que nos lembrássemos de que Ele pode e deseja nos tornar santos. Ou seja, podemos ser santos porque Ele é santo (Levíticos 19:2)!

Entretanto, apesar de Deus ser capaz de nos santificar é preciso que renunciemos ao próprio “Eu” a fim de permitir que Ele nos molde e santifique. Não podemos nos esvaziar por nós mesmos; podemos apenas consentir que Ele execute a Sua obra em nós.

Se esse é o seu desejo, peça comigo: “Senhor, toma meu coração; pois não o posso dar. É Tua propriedade. Conserva-o puro; pois não posso conservá-lo para Ti. Salva-me a despeito de mim mesmo, tão fraco e tão dessemelhante de Cristo. Molda-me, forma-me e eleva-me a uma atmosfera pura e santa, onde a rica corrente de Teu amor possa fluir por minha alma.” (Parábolas de Jesus, Editora CPB, pág 159).

Assim, sejamos santos nEle e tenhamos por certo que aquele que começou em nós a boa obra há de completá-la até o último dia (Filipenses 1:6).

___________________________________

Referência/Fonte:

2 comentários:

  1. Amém.
    Deus nos abençoe cada dia mais é mais e que sejamos santos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Filipe... A cada assunto que vc posta tenho aprendido curiosidades sobre o lugar pesquisado... Que possamos adorar somente o Sando dos Santos...

    ResponderExcluir

O que você acha?