sexta-feira, 6 de abril de 2018

NINGUÉM É RESPONSÁVEL PELO ROSTO QUE TEM


NINGUÉM É RESPONSÁVEL PELO ROSTO QUE TEM
Denize Vicente – Rio de Janeiro – RJ

Escrevo este texto numa quinta-feira. Levantei da cama bem cedo, hoje. Bem cedo para os meus padrões. Todo mundo que me conhece sabe que eu amo dormir. Sempre fui assim, com exceção da infância quando minha mãe mandava a gente dormir à tarde - mas hoje eu sei que dormir à tarde é vida!!!

Minha agenda está tomada do começo ao fim do dia, mas tirei um tempo pra sentar na varanda e tomar um sol enquanto observo as pessoas que caminham na minha rua... a criança sorrindo porque vai à escola; o vizinho saindo de casa afobado, talvez atrasado; a senhora de sandálias coloridas que parece caminhar na praia, mas que talvez esteja indo fazer exame de sangue sem a menor pressa; o homem que saiu do carro com uma caixa de papelão vazia e um ar pensativo; o jovem de mochila e topete, de cabelos desgrenhados e uma cara de preocupação; a moça com roupa de academia e pressa nas pernas; a senhora que dirige um carro e fica parada na esquina, tranquilamente, esperando a sua vez de seguir... Só de olhar pra elas a gente faz ideia dessas coisas todas.



Eu me lembro de um lugar em que trabalhei, onde a aposta do dia era: como estará o humor do chefe, hoje? A gente não sabia se ele chegaria sorrindo ou de cara amarrada. A gente não tinha ideia de como seria o dia de todo mundo antes de ver a fisionomia dele, quando a porta se abria. Que situação...!

Vejo gente passando por problemas sérios, mas que nem por isso carrega um semblante pesado. Vejo outros que gostam de dizer: “Essa é a minha cara; não gostou, não posso fazer nada. Não tenho como mudar.”.

De fato, “ninguém é responsável pelo rosto que tem; mas cada um é responsável pela fisionomia que constrói”.

Já ouviu falar de Abraão? Ele ficou conhecido como “o pai da fé”, porque foi um homem de muita, muita fé em Deus. Mas a Bíblia nos conta que quando ele estava com 100 anos de idade e Deus foi contar que ele seria pai e sua mulher seria mãe de uma grande nação, de onde viriam reis, ele riu muito – “Abraão se ajoelhou, encostou o rosto no chão e começou a rir ao pensar assim: ‘Por acaso um homem de cem anos pode ser pai? E será que Sara, com os seus noventa anos, poderá ter um filho?’” (Gênesis 17:17). Era uma notícia, digamos, assustadora. Inacreditável Pregnacy Club. Abraão poderia ter entrado em pânico, feito “cara de apavoro”, qualquer coisa, mas ele riu. E eu consigo até imaginar sua fisionomia naquela hora...

Li a história de uma mulher que construiu uma fisionomia sisuda. Por 40 anos não esboçou sorrisos, muito menos deu uma risada, porque não queria formar rugas no seu rosto...1 E eu penso: qual a fisionomia que você tem construído?


Deus lhe deu olhos para que brilhem e a possibilidade de sorrir e transmitir paz, alegria e amor. Mesmo quando as coisas não estiverem dando tão certo, mesmo que você tenha uma sobrancelha mais baixa do que a outra, como eu, mesmo que seu sorriso não seja simétrico ou suas pálpebras já estejam caídas... ainda que seus dentes não sejam perfeitos, seu queixo seja um pouquinho torto ou o nariz grande demais... não deixe que sua fisionomia traduza insensibilidade, agressividade, irritação. Não cultive aquela “cara de poucos amigos”... Você precisa lembrar que não é responsável pelo rosto que tem, mas é completamente responsável pela fisionomia que constrói.

Eu lhe desejo paz. Pra que você construa o melhor semblante e transmita amor.
Se for difícil pra você, peça a ajuda de Deus.

Que o Senhor o abençoe e proteja;
que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre você
e tenha misericórdia de você;
que o Senhor olhe para você com amor e lhe dê a paz.



_____________________________

Referência/Fonte:


4 comentários:

  1. Mesmo cansada,consegui esboçar um sorriso pq vejo tanta coisa minha nesses textos que já que não existe coincidência só posso estar transparente rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ah, que linda, Graça... Sempre gostei do seu sorriso! E que bom que de alguma forma os textos têm tocado seu coração. A gente trabalha pra isso. ;)

    ResponderExcluir
  3. Levo a vida sorrindo, pelo o fato de ter Cristo como meu Salvador.!

    ResponderExcluir
  4. Elias, você é o sorriso em pessoa! E não tem uma ruga nesse rosto!!! kkkkkkkk Como pode?? rsrsrsrs

    ResponderExcluir

O que você acha?