terça-feira, 24 de abril de 2018

FIGURINHA RARA


FIGURINHA RARA 
Airton Sousa – Direto de Paciência – Rio de Janeiro

Quase passou despercebido e eu só notei quando meu sobrinho me questionou sobre o fato:
- Tio, só queria saber por que você ainda não comprou o álbum de figurinhas da Copa...

Epa! Eu esqueci e nem reparei na febre que já estava rolando na cidade. Engraçado... quando você começa a prestar atenção, as coisas começam a aparecer. Foi assim que contei, hoje, só em Botafogo, uns vinte pontos de troca de figurinhas. Meninos e velhos vendendo e trocando e com listas de figurinhas faltantes na mão.

Como que pode? Faltando pouco tempo para a Copa do Mundo de Futebol... e eu ainda não tinha comprado meu álbum! Comprei-o hoje pela manhã.

Nas Copas anteriores eu comprava mais de um; o João não morava comigo, então eu comprava um para mim e outro pra ele. Este ano vamos colecionar juntos. Embora meio que já seja tarde, a gente vai tentar completar o álbum.

Lembrei que nunca consegui terminar um álbum... Na Copa passada ficou faltando a bandeira de uma seleção africana. Foi um custo para encontrar aquilo e acabei desistindo. Teve um ano que ficou faltando a figurinha 466. Apesar de a editora responsável sempre assegurar que não há figurinha mais difícil de sair, em todas as Copas a história se repete. Algumas figurinhas simplesmente não aparecem em nossas mãos por mais dinheiro que a gente gaste. “Pago vinte na dourada!”

De qualquer maneira, não tem preço comprar um pacote de figurinhas, abrir e constatar que nenhuma das figurinhas ali é repetida. Ah! E antes que você fale qualquer coisa, está assim de marmanjo comprando e trocando figurinhas. Aliás, já estão faltando figurinhas nas bancas.

Eu estava no elevador, agora mesmo, e ouvi um cara falando que tem um aplicativo no celular para controlar as figurinhas...
Aí eu parei.


E se a gente comparasse as figurinhas do álbum com o ser humano?

Um pensador chamado Karl Adam disse uma vez: “Cada ser humano é único; é uma palavra de Deus que não se repete.”1.

Tem muita gente por aí que diz que está neste mundo a passeio ou que veio ao mundo por acaso. Tem muita gente triste, sofrida. Para esses eu diria: Você é uma raridade. Único. Pode haver alguém parecido, com alguma semelhança, mas exatamente como você, nunca. Não existe ninguém no mundo igual a você.

Seu lugar na casa do Pai é garantido. Assim como as figurinhas repetidas não completam o álbum, ninguém vai ocupar seu lugar no coração de Deus. Para ele é como se existisse só você.

Na Bíblia está escrito que Deus disse o seguinte a Jeremias: “Antes de te formar no ventre materno, eu te escolhi...” (Jeremias 1:5).

Você tem a chance de ser uma figura rara ou de viver como uma figurinha repetida; a escolha é sempre sua. 

Viva como o filho de Deus escolhido para ser feliz.

___________________

Referência/Fonte:

1. Citado em “O tempo de Deus - Uma reflexão para cada dia do ano.” – 18 de janeiro – Aldo Colombo – Edições Paulinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?