domingo, 18 de março de 2018

UM SUSSURRO TODO-PODEROSO


UM SUSSURRO TODO-PODEROSO
Eduardo Dudu Santos

Andei pensando nesses últimos dias em algumas histórias bíblicas que eu gosto e cheguei num personagem bastante representativo para nosso tempo, pois a Bíblia cita que, antes da vinda de Cristo, viria Elias. E é sobre ele que eu queria falar...

Elias passou por experiências invejáveis, mas, teve uma coisa em sua história que eu não conseguia entender: a cena do Horebe. Se você acha que falo sobre a crise de assombro que Elias sofreu, talvez devesse olhar o outro personagem presente. Pra conhecer a história ou refrescar sua memória, dê uma conferida lá: I Reis 19.

Elias era humano, mesmo que às vezes não pareça tanto por causa das coisas que ele fez. E, como todos nós, teve seus momentos de fraqueza - afinal, haviam colocado um prazo de validade em sua vida. No momento crítico, Elias foge pra salvar a própria pele, e depois de alguns acontecimentos ele começa uma conversa com Deus.

A Elias é feita a proposta de se apresentar fora da montanha ao sentir a presença do Senhor. Pra nossa surpresa (ou talvez só minha), Elias vai ao encontro de Deus ao ouvir “o murmúrio de uma brisa suave” (I Reis 19:12). Sempre lutei com a ideia de que os outros eventos naturais demonstravam muito mais o poder cósmico de um Ser supremo, mas a “brisa suave” nem passa perto! Na minha pobre opinião, ela nem satisfazia a necessidade do profeta no momento.


Ironicamente, foi um sussurro, o escolhido. Devo dizer que acho intrigante a forma de Deus agir, muitas vezes. Pensando por outro lado, Elias fugia de alguém que, nas circunstâncias sociopolíticas da época, esbanjava poder; e ele estava amedrontado. Tudo que ele menos precisava era de uma nova demonstração de força! Na verdade, sua real necessidade era de alguém que o trouxesse de volta à razão, de forma branda e tranquila. Taí! Um sussurro.

E pensar que parece tão inconcebível o Ser todo-poderoso representado por um evento natural aparentemente tão frágil, só pra atender a necessidade de um filho Seu... Se bem que não foi a última vez que Ele fez isso. Cristo veio a este mundo revestido por uma capa como a nossa, de carne e osso, só pra nos fazer voltar à razão, de volta pra Ele. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?