sábado, 17 de março de 2018

PARA FORTES E FRACOS


PARA FORTES E FRACOS
Jackson Valoni - Angra dos Reis/RJ

Em outubro de 2017 houve um ciclo de palestras sobre segurança do trabalho bem perto do meu emprego. Fui lá um dia assistir, e o grande convidado daquele dia pra realizar uma palestra motivacional foi o nadador medalhista olímpico Gustavo Borges.

A palestra dele foi seguida de um rapaz que falava sobre orçamento familiar, e que foi legal, mas àquela altura eu não parava de pensar no que a palestra anterior havia me marcado.

Gustavo Borges falou pra plateia sobre a rotina de treinos que ele tinha, com um dia de descanso providencial na semana. Acorda-treino-come-treino-descanso-treino-come-treino-come-dorme, com poucas variações ao longo da semana. O resultado desse ciclo constante de treinos pode ser contemplado com o conjunto de medalhas que o nadador conseguiu conquistar ao longo da carreira.


"A receita para ser um campeão", dizia Gustavo Borges, "é ser apaixonado pelo que você faz, entre várias outras coisas". Essa foi a frase mais marcante da palestra motivacional. Sim, se apaixonar. Entregar-se com prazer. Talvez seja isso o que motive os professores a continuarem... (só pensando alto, aqui).

Conheci dois irmãos sábado passado. Samuel e Johny, 09 e 12 anos. Ambos nasceram com a mesma malformação cerebral e têm glaucoma; usam fraldas geriátricas e um deles sofre crises de epilepsia. Seus pais, campeões, apaixonados pelos filhos, aparentavam uma força que eu não sei nem registrar aqui. Eu e minha esposa saímos da casa deles e tentamos conversar, entre nós dois, sobre a situação vivida por aqueles pais diante da condição dos filhos...A verdade é que ficamos só na tentativa da conversa, mesmo. Ficamos cheios de "por quê?", na cabeça.

A fé daqueles pais me fez lembrar, por um instante, da postura da minha tia diante de um quadro delicadíssimo de saúde. Uma força que contagiava, e um amor que envergonhava.

Deus tem um propósito para aqueles que O amam.

"Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou." Romanos 8:29,30

Embora Deus tenha predestinado (separado de antemão) todos para serem salvos, conforme sua grande e perfeita vontade (Efésios 1:5), muitos rejeitarão esse convite incrível para nos tornarmos livres das coisas ruins que este mundo oferece. Mateus 22:14; 20:16

Distúrbios, pobreza, violência, angústia, mentira... Para ser um campeão, você deve ser apaixonado pelo que faz. Se os prazeres deste mundo amontoam os desejos de Deus pra você, desperte paras as promessas que vêm do Céu! Escolha a vida. 

Ser cristão é difícil, sei bem como. Mas, ao contrário do nadador olímpico, não é meu esforço que me trará a recompensa da salvação; apenas a graça de Deus! Esse presente (graça) é alcançado pela fé, e essa fé se torna ainda mais forte quando nos santificamos e perseveramos. Não desista, Jesus está voltando! II Tessalonicenses 2:13; Hebreus 3:14; 1 Coríntios 9:27.

Estamos em março. O ano ainda está bem no início. Você pode começar uma nova etapa da sua vida agora.

"... para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?