terça-feira, 13 de março de 2018

O MANDACHUVA


O MANDACHUVA
Airton Sousa – Direto de Paciência - Rio

Meu amigo de longa estrada, Isael Rocha, esteve aqui no Rio no período de novembro do ano passado até janeiro deste ano. Nós trabalhamos juntos nos anos 90 em uma grande agência de publicidade de São Paulo. Ele continuou por lá, eu saí, e quando voltei agora, pra mesma agência, ele veio ao Rio para me passar o trabalho e dar um treinamento.

Uma curiosidade que segue esse meu amigo é que onde ele vai... chove. Chove mesmo, cai muita água! Se você parar pra lembrar que em dezembro e janeiro choveu muito, no Rio, tenha certeza de que eram os dias que o Isael, “o mandachuva”, esteve por aqui. Mas como choveu! No dia em que ele foi embora, além da chuva, ainda estourou uma bomba d’água em Bangu, inundando o Shopping e paralisando o trânsito em alguns bairros da cidade. Eu lembro que naquele dia eu cheguei à Central do Brasil, de volta do trabalho, e a circulação dos trens estava suspensa por causa das chuvas, e eu fiquei por ali, no meio da multidão indecisa, por quase duas horas esperando a normalização do tráfego dos trens. Eu pensei, comigo: o Isael ainda deve estar por aqui, no Rio... E, de fato, ele ainda estava no aeroporto. E diz a lenda que quando ele chegou a São Paulo começou a chover.


Eu acho graça, ele também vai achar, mas, claro, foi tudo uma coincidência mesmo, embora a gente use o fato para fazer uma graça, porque sem graça não se vive.

A Bíblia também conta a história de uma mandachuva. Elias.
Elias era profeta de uma terra onde as pessoas haviam virado as costas para Deus.
Você pode acompanhar esta história em I Reis 18:41-46.

Naquele lugar não chovia há três anos e meio, a seca era grande e a fome era extrema. E Deus apareceu para esse profeta e falou: "Elias, vai lá e avisa ao povo que vai chover. Sim, darei chuva sobre a terra.".

E lá se foi Elias com medo de que a previsão não acontecesse e o povo ficasse ainda mais revoltado contra ele. Mas ele foi e avisou: "Vai chover! Já ouço ruídos de uma abundante chuva.".

E aconteceu. Houve naquele dia uma grande chuva!



Elias falou “ruído” e não “barulho” de abundante chuva. Ele estava prevendo o que iria acontecer. Não havia nenhum sinal natural de que choveria, mas Elias conseguiu ouvir os ruídos, simplesmente porque ele acreditava no que Deus lhe havia falado: “Vai lá e avisa ao povo que vai chover.”.

Às vezes, em nossa vida, não conseguimos ver a saída, simplesmente porque nos esquecemos das palavras e promessas de Deus. Esquecemos que enquanto estamos indecisos e preocupados Ele já está trabalhando por nós. Quando temos uma grande expectativa e nada acontece não conseguimos ver, mas Deus já foi na frente para quebrar as correntes e derrubar os muros.

Vai chover!
O “nada”, para quem crê em nada, é nada; mas para quem crê em Deus, o “sim” é tudo. Já temos o “sim”. A sua vida tem que ser coberta de chuvas, sabe? O lugar que está seco, na sua vida, hoje vai transbordar.

“Já ouço ruídos de abundante chuva.” Vai chover!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?