segunda-feira, 19 de março de 2018

3.000 MANEIRAS DE CONFUNDIR


3.000 MANEIRAS DE CONFUNDIR
Priscila Pahim – Rio de Janeiro/RJ


Existem certas coisas, como idiomas. Eu não sei vocês, mas sempre tive aquela “pulga atrás da orelha” pra saber de onde eles vieram. Qual a origem? Como começou? Será que as pessoas estavam cansadas do mesmo idioma e resolveram enrolar a língua, assim do nada?


Linguistas até hoje não conseguem concordar com sua origem. Existem muitas lendas que confirmam a existência de uma língua-mãe, um idioma falado por toda a humanidade, e que a partir dela foi-se evoluindo em riqueza de detalhes e muita diversidade; as semelhanças entre as 3.000 línguas faladas hoje podem não ser coincidência.

Lenda africana da origem dos idiomas1: a Wa-Sania, um povo Banto da África Oriental, tem um conto que diz que, no início, os povos da terra sabiam apenas uma língua, mas, durante uma grave fome, uma loucura atingiu as pessoas, levando-as a se deslocar para todas as direções, tagarelando palavras estranhas, assim nascendo as diferentes línguas.

São tantas lendas, que o maior desafio para os linguistas tem sido sair das lendas para a verdade histórica.


A história da Torre de Babel que está registrada na Bíblia é encarada como um mito para os pesquisadores. Mas, como eu acredito na Bíblia, minhas dúvidas são esclarecidas com mais facilidade...

A época da construção dessa torre foi o pós-dilúvio {esse é assunto pra outro dia}, e o desejo de Deus depois do dilúvio era que eles se espalhassem pela Terra, mas essa galera resolveu ficar próxima. Que mal tem? Nenhum. Só não era a vontade de Deus. Foi então que alguém teve uma brilhante ideia para salvar todo mundo dos próximos dilúvios: construir uma torre que fosse até o céu. Queriam eles estar no mesmo patamar de Deus? Sei não... mas conheço a história de outro ser que teve a mesma vontade, e o resultado não foi boa coisa... Então, como Deus é genial, pra atrapalhar os planos desse povo Ele confundiu a língua deles e eles não estavam mais se entendendo. O que restou para ser feito? Juntaram-se os que falavam o mesmo idioma e foram viver sua vida. Eis o princípio das muitas sociedades de hoje. Para mais detalhes sobre a torre da confusão {“Babel” significa “confusão”, “algazarra” ...} leia Gênesis 11:1 a 9.

Às vezes passaremos por momentos em nossa vida que não vamos querer fazer a vontade de Deus, mas com a história de hoje a gente pode perceber que Ele faz surgir algumas mil possibilidades para se cumprir a Sua vontade. Fique atento ao desejo do Senhor na sua vida.

Que Certas Coisas da vida se tornem coisas certas!

Até a próxima segunda ;-)

____________________________________

Referência/Fonte:

Mitos da origem das línguas – Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Mitos_da_origem_das_línguas – acessado em 02.03.2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?